Juventude do Futuro: SPD fará monitoramento no Cariri e Centro-Sul

7 de outubro de 2016 - 19:45

Iniciativa visa avaliar a aplicação dos programas federais de prevenção às drogas

O trabalho de monitoramento do Projeto Juventude do Futuro (JF), ação que envolve a aplicação dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, acontece na próxima segunda-feira (10), na região do Cariri, com a participação de profissionais da educação e saúde dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O encontro ocorrerá, durante toda a manhã, no Núcleo de Promoção ao Trabalho de Juazeiro do Norte, sob a coordenação das gestoras estaduais Gessyka Alves e Lidiane Oliveira. As técnicas aproveitarão o período da tarde para a realização de visitas a escolas caririenses beneficiadas com o JF, conferindo de perto a aplicação dos programas Jogo Elos e #Tamojunto.

A coordenadora do Projeto Juventude do Futuro da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Natália Alexandre, explica que o monitoramento visa o acompanhamento das atividades desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal contempladas pelo JF, com a correção de eventuais problemas na aplicação dos programas de prevenção às drogas. “O objetivo é garantir o perfeito aprendizado por parte dos estudantes”, enfatiza.

Na terça-feira (11), as gestoras estarão no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, para monitoramento que envolverá multiplicadores dos municípios de Iguatu, Acopiara e Icó. O encontro ocorrerá pela manhã, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação da tarde inclui visitas às escolas contempladas com o JF. 

Natália Alexandre informa que, em 2016, o Projeto Juventude do Futuro da SPD favorece um total de 4.650 estudantes do ensino fundamental I e II da rede municipal e 750 famílias de 20 localidades cearenses. Ela lembra que os programas federais de prevenção são coordenados em todo o País pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 11 cidades, em 2015. A expectativa é de que sejam estendidos, paulatinamente, para todos os municípios cearenses.

07.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara