Fogo é debelado no Parque do Cocó

10 de outubro de 2016 - 20:29

Está totalmente debelado o incêndio registrado na tarde de domingo (9), no Parque Estadual do Cocó, nas proximidades da Rua Mário Guedes, Salinas. Rapidamente a equipe da Sema foi acionada, que por vez contatou o Corpo de Bombeiros. Por se tratar de uma área de difícil acesso, a contenção de fogo foi aérea. A equipe do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou o resfriamento da área e o fogo foi debelado no início da noite. Não houve risco para as edificações nem pessoas, mas a natureza perdeu cerca de 1,5 hectares de cobertura vegetal herbácea e arbustiva de acordo com o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Borralho. O incêndio não tomou maiores proporções devido a área ser na planície inundada do Rio Cocó, úmida suficiente para atenuar o avanço do fogo.

Na manhã de hoje (10), a equipe brigadistas da Sema realizou vistoria na área para identificar algum rescaldo, ou seja, evitar o surgimento de novo foco de calor na área. As causas não foram identificadas, mas suspeita-se de ação criminosa, possivelmente decorrente das atividades de pesca, devido à proximidade com o rio.

Os incêndios recentes no Parque do Cocó, bem como em outras UCs, são potencializados por causa dos atuais períodos de seca, com baixa umidade do ar e com altas temperaturas e correntes eólicas (ventos). A Sema, diante da necessidade de prevenção e extinção dos focos de incêndio logo em seu início e mediante a parceria com os órgãos parceiros, tal como o Corpo de Bombeiros, tem a missão de salvaguardar as espécies vegetais nativas e animais silvestres.

A população pode contribuir evitando o uso do fogo em áreas verdes e denunciando as práticas criminosas de queimadas e desmatamentos por meio do telefone do Disque Natureza da Semace (0800 275 22 33).

Em caso de incêndio florestal, deve ser acionado o Corpo de Bombeiros por meio do número 193 ou acionar o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) por meio do 190.

No caso de incêndio florestal no Parque do Cocó, ligar para o 3234 3574 (horário comercial).

10.10.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA
Demétrio Andrade – (85) 3101.1235 ou 98814.8286
comunicacao@sema.ce.gov.br