Leilão Reverso gera economia de 16% nas obras de recuperação da Barragem Jaburu

10 de outubro de 2016 - 20:36

Obra é de responsabilidade da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Uma disputa que não ultrapassou os 25 minutos levou à economia de quase 16% no valor final das obras de reparo na Ombreira Esquerda da Barragem Jaburu I. Foram 35 lances apresentados pelas empresas Lumali Engenharia e Construtora S&V. A proposta vencedora, da Construtora S&V, foi de R$ 4.395.000,00, 15,98% menor que o valor inicial de R$ 5.229.030,00. Coube ao secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, bater o o martelo e, simbolicamente, encerrar o leilão reverso.

Caberá à empresa vencedora realizar serviços de injetamento de cimento na ombreira esquerda da barragem, construída na década de 1980. O objetivo é evitar vazamentos quando o reservatório voltar a níveis mais altos de reservação. “Ao contrário de outras obras emergenciais, nesse caso precisávamos da barragem em baixos níveis para realizar os serviços. Por isso não podíamos esperar para realizar licitações convencionais, cujos prazos são sempre mais dilatados”, explicou o secretário Francisco Teixeira.

Segundo ele, caso a obra não fosse contratada mediante regime especial (leilão reverso) havia o risco de voltar a chover e comprometer as obras. “Já tentamos outras três vezes realizar esses reparos, mas o Jaburu sempre mantém níveis muitos altos de reservação desde a sua inauguração (entre 80% e 100%). Isso inviabilizava os serviços. Temos de correr contra o tempo”, disse. Atualmente, o Jaburu I tem cerca de 17% da sua capacidade de armazenamento.

A Barragem Jaburu I fica situada no município de Tianguá, na bacia da Serra da Ibiapaba, no noroeste do estado do Ceará, e foi inaugurada no ano de 1983, pelo Governo Estadual. Atualmente a barragem é responsável pelo atendimento dos municípios: Ubajara, Tianguá, Viçosa do Ceará, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Ibiapina, Mucambo, Graça e Pacujá.

LEILÃO REVERSO – O “leilão reverso”, ao contrário do leilão comum – quando algo é vendido pelo maior lance – destina-se a compras e contratação de serviços, e ganha quem oferecer o menor preço.

10.10.2016

Assessoria de Comunicação da SRH
Henrique Silvestre /  henrique.silvestre@srh.ce.gov.br
85 – 3101.4004

Expediente imprensa 10out-01