Centro de Referência sobre Drogas registra 450 atendimentos por mês

13 de outubro de 2016 - 14:31

Integrado à estrutura da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) realiza cerca de 450 atendimentos/mês. Para ter acesso, basta comparecer à unidade, localizada no andar térreo da SPD, na Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga, ou ligar 0800.2751475.

O CRD oferece atendimento especializado por parte de psicólogos e enfermeiros e sem necessidade de agendamento a pessoa e famílias com problemas gerados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. A partir da identificação do perfil do usuário, este é encaminhado para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) e rede de apoio.

Além disso, o estado conta, atualmente, com 463 vagas em comunidades terapêuticas (CTs) que atuam na forma de prestação de serviços e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Atualmente, são 192 vagas conveniadas com a SPD e 271 contratadas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A SPD recebe encaminhamentos advindos de todos os municípios cearenses, através da Raps.

O acolhimento nas CTs é voluntário e ocorre após avaliação diagnóstica. Todas as unidades têm suas atividades monitoradas e avaliadas por parte da Secretaria.

A SPD conta, ainda, com unidades móveis com o objetivo é levar os serviços oferecidos pelo CRD a todos os municípios do Ceará. As atividades em cada território incluem o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade em geral e acolhimento / encaminhamento de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas.

Serviço:

Centro de Referência sobre Drogas (CRD)

Local: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte a praça do Colégio Liceu do Ceará)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475

13.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Expediente imprensa 10out-01