Semace visita quatro municípios para estimular adesões ao Cadastro Ambiental Rural

13 de outubro de 2016

Os municípios de Pentecoste, Umirim, Paraipaba e Trairi estão recebendo a visita de técnicas da Diretoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo é promover mobilizações junto às prefeituras, sindicatos e comunidades no tocante à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As ações ocorrem hoje (13) e nesta sexta-feira (14) durante todo o dia.

O grande mote é fomentar a formação de agentes multiplicadores que irão conscientizar proprietários e posseiros de terrenos e imóveis rurais da necessidade do cadastro, além de auxiliá-los no trabalho de cadastramento no Sistema do Car. A Semace vem desenvolvendo essa mobilização rotineiramente em diversos municípios cearenses com o intuito de alavancar a quantidade de áreas cadastradas no estado.

O CAR é um registro eletrônico elaborado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e obrigatório a todos os imóveis rurais do país. Sua finalidade é conseguir informações ambientais georreferenciadas declaradas pelo proprietário ou posseiro da terra referente à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados.

De posse desses dados, os governos terão condições de pensar em políticas públicas condizentes com as características de cada região para aumentar o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Capacitação

A Diretoria Florestal da Semace está à disposição de instituições públicas, sindicatos e associações para promover capacitações de como realizar o cadastro. Para isso, a autarquia possui dois meios de comunicação no qual os interessados podem entrar em contato para solicitar os treinamentos ou obter mais informações. Trata-se do telefone (85) 3264-8117 e do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

13.10.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501/ 99646-4889
comunicacao@semace.ce.gov.br