Central Telefônica 155 se consolida como o canal de atendimento mais procurado pelos cidadãos

14 de outubro de 2016 - 19:48

Durante o mês de setembro de 2016, a Central registrou ao todo 4.225 das demandas de Ouvidoria e Acesso á Informação do Estado

Criada há oito anos, a Central de Atendimento Telefônico 155, em Canindé, atua como a principal porta de entrada para os serviços de Ouvidoria e de Acesso à Informação do Estado do Ceará. De acordo com dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social (CFOCS) da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), por meio do Sistema de Ouvidoria do Estado (SOU), durante o mês de setembro deste ano foram registradas 5.854 manifestações, sendo 4.225 por meio da Central de Atendimento Telefônico 155, número este que representa 74,3% das demandas recebidas pelo Estado.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, a procura pela Central se deve a facilidade oferecida pelo serviço e ao pronto atendimento ao cidadão. “Atualmente, temos na Central de atendimento em Canindé uma equipe muito bem preparada e qualificada para atender de forma rápida e eficaz as demandas dos cidadãos. É gratificante ver que os esforços de nossos teleatendentes se refletem nos crescentes números que consolidam a Central como o canal mais procurado pela população cearense”, ressaltou.

Além da Central de Atendimento 155, o Governo do Ceará disponibiliza ainda canais de transparência por meio do acesso a internet,  no site www.ouvidoria.ce.gov.br;  atendimento presencial nas 67 ouvidorias setoriais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, sendo que a Secretaria de Saúde (Sesa) ainda conta com uma sub-rede com 55 unidades localizadas nos seus equipamentos; e-mail ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br; e as redes sociais facebook: www.facebook.com/ouvidoriaceara e twitter: @OuvidoriaCeara. Todas as ferramentas são gratuitas e podem ser utilizadas à vontade pela população, sem limites de manifestações.

Ainda de acordo com dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, outro fato que apresentou destaque foi o tempo médio de resposta do SOU ao cidadão, contabilizando apenas 08 dias, enquanto que no mesmo período do ano anterior esse índice foi de 09 dias. Vale ressaltar ainda, que o prazo previsto pela legislação para a emissão de respostas da Ouvidoria ao cidadão é de 15 dias, podendo ser prorrogado por até 30 dias.

Por último, foram divulgados também órgãos com maior número de demandas registradas pelo Sistema de Ouvidoria (SOU), ficando entre as mais solicitadas: a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar do Estado do Cará (PMCE), Secretaria da Educação (Seduc), Polícia Civil, Metrô de Fortaleza (Metrofor), Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Melhorias na Central 155

Pensando no conforto e segurança de seus funcionários, a CGE está realizando desde o último dia 22 de setembro, uma reforma no prédio onde funciona a Central de 155. A obra visa restaurar as grades responsáveis pela cercagem e proteção do terreno, e um trabalho de reposição de revestimentos, pintura e retelhamento. A reforma está sendo realizada pela empresa SM Construções Ltda e tem entrega prevista para a primeira quinzena do mês de novembro.

14.10.2016

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