Rua da Esperança é inaugurada com algodão doce e arco-íris

14 de outubro de 2016 - 21:45

Na manhã desta sexta-feira (14), o objetivo de Jardelson Wilston, de 9 anos, era chegar o mais cedo possível para a sua última sessão de quimioterapia para ter tempo de brincar com os amigos. O que ele não esperava, era ser recebido por uma trilha com as cores do arco-íris, recepcionado por mascotes e presenteado com algodão doce no novo espaço dedicado aos pacientes do Hospital Infantil Albert Sabin: a Rua da Esperança.

banner site rua da esperanca hias 2A Rua da Esperança foi construída em um trecho da Rua Alberto Montezuma, no bairro Vila União, e teve a placa de inauguração descerrada às 9 horas desta sexta-feira, 14. A via recebeu um novo nome a partir do projeto sustentável idealizado pela Associação Peter Pan (APP) e planejado em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, do Governo do Ceará, e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e instituições do segmento de arquitetura, construção civil e telefonia da capital.

O projeto é sustentável porque utiliza materiais diferenciados como piso drenante, feito de concreto poroso, possibilitando a drenagem da água, sendo considerado o piso mais ecológico do mercado. Além disso, a elaboração do plano contou com a participação das crianças atendidas pelo Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade do Hospital Albert Sabin em parceria com a Associação Peter Pan, que atuaram como os verdadeiros decoradoras do novo espaço. “Está muito diferente, muito bonito”, disse a mãe de Jardelson, Aurifrancia Almeida Benedito, enquanto tirava fotos do filho com os mascotes.

banner site rua da esperanca hias 1Para Jardelson, aliás, a Rua da Esperança é ainda mais especial. “Hoje é a última sessão dele de quimioterapia, aí depois só viremos ao ambulatório. Ele ficou um ano e oito meses em tratamento e parece que hoje amanheceu tudo diferente. Até a rua, mudou tudo, o movimento parece mais tranquilo, ficou bonita e relaxa, diferente do asfalto”, comemorou a mãe feliz com as notícias. “Antes de acabar o tratamento, ele pôde ver como ficou junto com os amigos”, falou.

A Rua da Esperança está pavimentada com piso intertravado (peças de concreto de maior durabilidade e que resistem a grandes movimentos) e tem calçadas acessíveis, evitando desníveis que possam atrapalhar a passagem de pedestres e ciclistas. “Sem pretensão, essa é muito mais que uma obra. Esse espaço consegue, em uma obra de infraestrutura, trazer melhorias para o bairro, para a Associação e para o Albert Sabin. Ela é muito importante porque ela integra o espaço público com as pessoas que vêm se tratar, que vêm visitar, que vêm trabalhar. Isso aqui é uma grande ‘rua-praça’, congregando inclusive os moradores próximos”, ressaltou a secretária da Seuma, Águeda Muniz.

Opinião semelhante a apresentada pela diretora geral do Hospital Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela. “Esse é um momento de agradecer e celebrar. É a realização de mais um sonho, e este baseado nos desejos das crianças. Elas utilizarão quando estiverem esperando pela quimioterapia, pelo atendimento, pela consulta. É um espaço de confraternização. Lembrando que todos nós agora somos cuidadores, temos de zelar por essa rua”, disse a diretora. Olga Freire, presidente da Associação Peter Pan, agradeceu a todos os envolvidos por meio de uma oração. “É muito bom quando um sonho se torna realidade”, destacou.

Também participaram da cerimônia de inauguração o secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias; o secretário municipal de Cultura, Francisco Geraldo de Magela; a diretora técnica do Albert Sabin, Fábia Linhares; e a diretora clínica do hospital, Patrícia Jereissati.

14.10.2016

Assessora de Comunicação do HIAS
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Expediente imprensa 10out-01