Concurso “Ceará Faz Ciência” integra programação da SNCT 2016 em Fortaleza

17 de outubro de 2016 - 13:28

Trabalhos científicos de estudantes de Fortaleza e RMF serão apresentados no Centro de Eventos, dentro da programação da SNCT. A entrada é gratuita

Entre todas as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já agendadas no Ceará, o grande destaque é a realização de mais uma edição do concurso Ceará Faz Ciência. Em Fortaleza, o Ceará Faz Ciência acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo trabalhos científicos de estudantes dos níveis médio e superior a serem analisados por uma comissão julgadora que observará critérios como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social na escolha dos vencedores.

Além da capital, o Ceará Faz Ciência realizará feiras na Serra de Ibiapaba (São Benedito) e no Litoral Leste. Os trabalhos terão como tema preferencial “Ciência Alimentando o Brasil”, temática oficial da SNCT que oportunizará a discussão do papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Confira a programação geral do concurso Ceará Faz Ciência:

FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA

18 e 19/10/16 – Fortaleza (dentro da programação da SNCT 2016)
Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 17h

SERRA DA IBIAPABA

11/11/2016 – São Benedito, das 16h às 20h

LITORAL LESTE

16/11/2016 – Beberibe, das 16h às 20h

Ônibus-laboratório do Ciência Itinerante

Além do Ceará Faz Ciência, outra iniciativa que estará na programação da SNCT é o projeto Ciência Itinerante. Nele, um laboratório móvel, especialmente projetado, abriga monitores que fazem demonstração nas áreas de física, química, biologia e tecnologia da informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A iniciativa é do governo do Estado, através da Secitece, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O laboratório móvel ficará no estacionamento do Centro de Eventos nos dias 18 e 19/10, à disposição dos visitantes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará serão abertas oficialmente no dia 18, em solenidade com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão A – 2º Mezanino.

A programação é gratuita e inclui exposição dos principais projetos desenvolvidos pela Secitece, como Ciência Itinerante, Corredores Digitais, Intercaju, Tecnova e a Universidade do Trabalho Digital; e por suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Funcap, Nutec e Instituto Centec.

Além da exposição, que permanece aberta a visitação das 9h às 18h, a programação da Semana contará também com a realização do I Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará; Bootcamp Corredores Digitais e Café Ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ocorre desde 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. É realizada localmente pela Secitece.

Fotos e programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Fortaleza no link >

http://www.sct.ce.gov.br/index.php/noticias/61841

 

 

17.10.2016

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece
Emilia Aqugusta Bedê – Coordenadora de Comunicação – 999949140
Redação: Cynthia Cardoso