STDS debate o Processo de Envelhecimento Humano

17 de outubro de 2016 - 17:40

Equipe da AMC estará no local credenciando idosos e pesssoas com deficiência para vagas de estacionamento

 

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2030, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças e adolescentes com até 14 anos. Já em 2055, a participação da terceira idade na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. De acordo com o Censo 2010, no Ceará, a população idosa triplicou nos últimos 40 anos. Entre 1970 e 2010, o número deu um salto de 205 mil para 758 mil. O Brasil caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa.

Para discutir sobre essa realidade, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta terça-feira (18) o Diálogo sobre o Processo de Envelhecimento Humano, programação que traz as palestras “Velhice e Envelhecimento: Velhas Imagens, Novas Atitudes”, do pedagogo e especialista em Educação Psicosocial e Gerontologia, Beto Rodrigues; e “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: um olhar gerontológico”, do terapeuta ocupacional e especialista em Gerontologia Social, Abordagem Sistêmica da Família e Administração Hospitalar, Evaldo Monteiro. Os palestrantes compõem a equipe da Célula de Diversidade e Acessibilidade, da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, que promove o evento.

Serviço de Credenciamento

Ainda como parte da programação, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza o credenciamento de idosos e pesssoas com deficiência para vagas de estacionamento. Os interessados em adquirir o documento podem se dirigir ao estacionamento da STDS, das 8h às 17h. Idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência podem requerer a credencial que é gratuita e entregue na hora. Os documentos exigidos são:

• Fotocópia do RG;

• Fotocópia do CPF

• Fotocópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone em nome do idoso).

*Pessoas com deficiência devem apresentar os mesmos documentos, acrescentando fotocópia atualizada da declaração médica que comprove a deficiência e dificuldade de locomoção.

Caso o idoso ou o deficiente não possa comparecer ao local para solicitar a credencial, somente filhos, netos e cônjuges poderão demandar o documento. Para comprovar o parentesco, filhos deverão apresentar a cópia do RG do solicitante; netos, a cópia da certidão de nascimento do solicitante; e cônjuges, a cópia da certidão de casamento do idoso ou pessoa com deficiência que está solicitando o documento.

Cidadania em prática

A STDS realizou na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, também sob coordenação da Célula de Diversidade e Acessibilidade, a Oficina Dialogando sobre a Diversidade, com o tema “A Convivência junto à Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência”. O primeiro encontro reuniu 47 motoristas da Pasta e buscou realizar a troca de saberes sobre a diversidade humana e promover mudanças de atitude e troca de valores, costumes e respeito.

Rede de Atendimento

No Ceará, a STDS oferta atendimento à pessoa idosa nos dois Creas Regionais e no Abrigo Olavo Bilac, unidade que atende, atualmente, 83 idosos, sendo 43 homens e 40 mulheres entre 60 e 90 anos. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve diariamente atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados. A STDS também faz o monitoramento de 112 Creas municipais e de 25 unidades de acolhimento para idosos nos municípios, além de ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o idoso nos 184 municípios cofinanciados pela União.

Data: 18 de outubro (terça-feira)

– Palestras: 8h às 12h

– Credenciamento da AMC: 8h às 17h

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

17.10.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa 10out-01