Vapt Vupt: Governo do Ceará entrega mais um equipamento de serviços integrados em Fortaleza

19 de outubro de 2016 - 18:08

Com o investimento em torno de R$ 24 milhões de reais, a central tem capacidade para três mil atendimentos diários

 

 

r161019 VAPT VUPT MG 2248O Governo do Ceará inaugurou, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma unidade do equipamento de serviços “Vapt Vupt”, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. A unidade, localizada ao lado do terminal de passageiros do bairro, integra 24 órgãos estaduais e municipais para atendimento ao cidadão e oferece mais de 350 serviços disponíveis.

 MVS5146 web“Estamos inaugurando o quarto equipamento com a integração de serviços no Ceará. Temos um em Messejana, Juazeiro do Norte, Sobral e este no bairro Antônio Bezerra. Esta é a maior unidade do Estado, com dois pavimentos com guichês numa área de 7 mil m². São diversos serviços que estão reunidos em um só local para facilitar a vida do cidadão, dando mais agilidade, menos burocracia. Esse é um equipamento que traz mais eficiência ao atendimento a população de Fortaleza”, destacou o governador Camilo Santana durante a inauguração da unidade.

 MVS5189 webO Vapt Vupt é uma central de serviços que oferece emissão de carteira de identidade, de CPF, de carteira de trabalho, de carteira de motorista, e de CNPJ, validação de certificação digital, serviços bancários, atendimento do INSS, consultas ao SPC, Cadastro Único – que permite a inclusão no programa federal Bolsa-Família –, emissão de carteira de estudante, pedido de seguro-desemprego, entre outros. Os serviços da AMC, Cagece e Procon também são prestados pelos postos de atendimento na central.

Agilidade e comodidade

 MVS5248 webA costureira Francisca Garcia, de 61 anos, aguardava para ser atendida e pegar a segunda via da carteira de identidade. “Havia perdido minha carteira e soube do atendimento desta unidade. Realmente pude comprovar agilidade. Consegui atendimento e resolução do meu problema em menos de 20 minutos. Tudo muito simples e rápido. É Vapt Vupt mesmo”, disse.

Com o investimento em torno de R$ 24 milhões de reais, a central tem capacidade para três mil atendimentos diários. As centrais do Vapt Vupt são uma parceria público-privada e, no Governo do Ceará, é coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania. O contrato tem capital 100% privado e a concessão aos serviços é de quinze anos. O diferencial do programa está na prestação de serviço, que é avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

Segundo o secretário Hélio Leitão, de Justiça e Cidadania, o novo modelo de atendimento ao cidadão deve substituir gradualmente as atuais Casas do Cidadão. “Este é um equipamento que preza pelo atendimento rápido, gratuito e de qualidade. Uma das ações feitas são os cadastramentos das pessoas que querem ter acesso ao sistema penitenciário, por exemplo. Tudo em um só lugar e em um ambiente amplo e confortável para o cidadão. Com eles, aos poucos, desafogaremos os atendimentos realizados também nas Casas do Cidadão”, ressaltou o secretário.

 MVS5212 webO Vapt Vupt inaugurado fica localizada na rua Demétrio de Menezes, 3750, ao lado do Terminal de Ônibus de Antônio Bezerra, para facilitar o acesso ao cidadão. Além dele, existem os equipamentos da Messejana (na Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, ao lado do terminal de ônibus da Messejana),  Juazeiro (Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro) e Sobral (R. Cel. José Silvestre, 201, Centro). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 17 horas.

Confira os órgãos e instituições:

Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE)
Autarquia Municipal de Trânsito (AMC)
Bradesco
Clube de Dirigentes Lojistas (CDL)
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE)
Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
Detran
Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (ETUFOR)
E-Vapt Vupt
Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS)
Janta Comercial do Estado do Ceará (JUNCEC)
Perícia Forense
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)
Receita Federal
Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS) – Núcleo de Assistência aos Visitantes
Secretaria de Finanças (SEFIN)
Secretaria de Meio Ambiente (SEUMA)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE)
Secretaria Municipal de Trabalho (SETRA)
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (SESCAP)
SINE-IDT
Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

19.10.2016

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Expediente imprensa 10out-01