Abertas inscrições para grupos de trabalhos do V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero

21 de outubro de 2016 - 13:46

Nova marca do evento é lançada. A quinta edição acontece em março do próximo ano

Começam as inscrições para apresentações orais e pôsteres no V Simpósio Internacional do Padre Cícero, que acontece de 20 a 24 de março de 2017, em Juazeiro do Norte, com realização da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas Sócio-Culturais (IPESC). O evento lança sua marca oficial, e , este ano, terá como tema central de debates: Reconciliação… e Agora. Diversos estudiosos se debruçam sobre esta nova etapa que envolve o personagem Padre Cicero, perante à igreja e a fé católica do povo romeiro, e os seus desdobramentos.

Um evento que mudou a forma de ver o Padre Cícero no mundo acadêmico. Os avanços, ao longo dos anos de realização dos simpósios, têm sido importantes no sentido para aprofundar os estudos relacionados ao sacerdote, o povo romeiro, a beata Maria de Araújo e tantos outros personagens importantes da história de Juazeiro do Norte e do Cariri e os fenômenos religiosos da região.

Para a V edição do simpósio, estão confirmadas presenças importantes dos palestrantes Dr. John Eade, da University of Roehampton – UK; Dr. Carlos Alberto Steil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Dra. Candice Slater, University of Berkeley, nos Estados Unidos; Dra. Maria do Carmo Pagan Forti, Unileão / FMJ; Dom Antonio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió; Dr. Rubens Costa, da URCA; Dra. Ercilia Braga de Olinda, Universidade Federal do Ceará (UFC); Ms. Adriana Simião da Silva, URCA; Dr. Edin Abumanssur, PUC-SP; Ms. Fátima Pinho, URCA; Dra. Maria Lucia Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Dra. Julia Miranda, UFC; Dr. Carlos Tolovi, URCA; Padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, Arquidiocese de Porto Alegre; e Dom Fernando Panico, Bispo Diocesano do Crato. O evento será aberto no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

A coordenação destaca a continuidade das reflexões que vêm sendo promovidas nos Simpósios Internacionais sobre o Padre Cícero. Serão cinco dias intensos de palestras, grupos de trabalhos, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos de livros e programação cultural dentro dos quatro eixos temáticos do evento, que debaterão desde a Reconciliação, Romeiro(a)s, juventude e gênero, Usos e apropriações do Padre Cícero e das romarias e Padre Cícero e a política.

As inscrições para participação nos grupos de trabalho se encerram no dia 15 de novembro. Mais informações no site do evento:  http://v-simposio-internacional-do-padre-cicero.webnode.com/.

21.10.2016

Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 ramal 2617
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br – Crato, outubro de 2016

Expediente imprensa 10out-01