Aniversários: Ipueiras, Aracati e Icó são homenageadas pelo Governo do Ceará

25 de outubro de 2016 - 11:00

Neste dia 25 de outubro, terça-feira, há 133 anos é comemorado o aniversário de Ipueiras, município cearense localizado na Mesorregião do Noroeste Cearense e na Microrregião de Ipu, a 298 km de Fortaleza. O município é dividido em 11 distritos: Ipueiras (sede), Alazans, América, Balseiros, Engenheiro João Tomé (Charito), Gázea, Livramento, Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima, São José e São José de Lontras. A economia local baseia-se na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, mamona, milho e feijão); na pecuária (bovinos, suínos e avícola); indústrias (bebidas, madeira, produtos alimentares, vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles). A cidade faz limite com Ipu, Croatá, Poranga, Ararendá, Nova Russas, Hidrolândia e com o estado do Piauí. A população levantada pelo IBGE em 2010 foi de 37.862 habitantes.

No mesmo dia, o município de Aracati, situado a 150 km da Capital cearense, na região de Jaguaribe, completa 174 anos. A cidade teve o núcleo urbano, sede do município, tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio nacional. Aracati é formada pela sede e pelos distritos, que são Cabreiro, Mata Fresca, Córrego dos Fernandes e Rodrigues, Barreira dos Vianas, Jirau, Santa Tereza, COHAB, Alto da Cheia, São Chico, Gameleira, Vila São José, Sitio do vovó, Tábua Lascada, Tanque Salgado, Cantinho de Cima, Morrinhos e Albuquerque. As praias mais conhecidas são Canoa Quebrada, Majorlandia, Quixaba, Lagoa do Mato e Murici. Aracati tem uma economia voltada para a agricultura (caju, coco-da-baía, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e carcinicultura – criação de camarões em cativeiro); agropecuária (bovino, suíno e avícola); sal e a extração mineral de argila; indústrias (perfumaria, produtos de limpeza, produtos minerais não metálicos, de madeira, produtos alimentícios, vestuário, calçados, tecidos, couros e peles, bebidas e extração mineral entre outros) e turismo. Aracati tem como vizinhos os municípios de Fortim, Icapuí, Rio Grande do Norte (Tibau, Mossoró, Baraúna), Jaguaruana, Itaiçaba, Palhano e Beberibe. No último censo do IBGE, a cidade apresentou uma população de 69.159 habitantes.

Já Icó, município do Centro-Sul cearense, distante em 375 km de Fortaleza, também completa 174 anos nesta terça-feira (25). A cidade de foi a terceira vila instalada no Ceará e possui um sítio arquitetônico datado do século XVIII. É dividida em seis distritos: Icó (sede), Cruzeirinho, Icozinho (em processo de emancipação), Lima Campos (em processo de emancipação), Pedrinhas e São Vicente. A economia local é baseada na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, castanha de caju e frutas diversas); pecuária (bovino, avícola, ovino, caprino e suíno); indústrias (perfumaria, sabão e velas, química, produtos alimentares, madeira, produtos minerais não metálicos, serviços de construção, vestuário, calçados e artigos de tecidos de couro e peles); extrativismo vegetal; artesanato; extração mineral, turismo e piscicultura. A cidade faz limite com Jaguaribe, Pereiro, Umari, Lavras da Mangabeira, Cedro, Iguatu, Orós, estado do Rio Grande do Norte (São Miguel, Venha-Ver) e da Paraíba (Bernardino Batista e Poço Dantas). O último levantamento populacional apontou  65.456 habitantes.

Como homenagem e parte de um projeto, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam estas cidades. O projeto prevê que todo município cearense aniversariante também receba um vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

Aos cidadãos de Ipueiras, Aracati e Icó, os nossos parabéns!

25.10.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898