Seduc e Instituto Unibanco debatem gestão escolar com lideranças estudantis do Ensino Médio

25 de outubro de 2016

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), com apoio do Instituto Unibanco, realizará nos dias 26, 27 e 28 de outubro o Diálogo sobre Gestão, evento que reunirá cerca de 700 estudantes da rede pública do Estado (235 a cada dia), entre presidentes de grêmios estudantis e alunos com perfil de liderança. O objetivo é promover o engajamento desses jovens na gestão escolar.

Assista ao vídeo de divulgação da iniciativa.

A programação, com duração de oito horas diárias, prevê apresentações sobre o tema, seguidas de reflexões coletivas sobre como é possível participar e ajudar na dinâmica do universo escolar. Os estudantes participarão de atividades de artes e escrita, divididos em grupos, como forma de expressar seus sentimentos, dificuldades e expectativas em relação ao ambiente da escola e à gestão. Ao final, os alunos serão chamados para apresentar o resultado de seus trabalhos, que incluirão a produção de fanzines, cordéis, cartazes, rap, cartas e até produção de rádio e vídeo.

De acordo com o coordenador de Protagonismo Estudantil da Seduc, Marcelino Brandão, o encontro resgatará o movimento de interação entre os estudantes. “Irá fortalecer a ideia de que a escola tem, sim, jovens que pensam. A gestão escolar não diz respeito apenas ao diretor e ao coordenador, mas, é tanto direito como dever dos estudantes. O evento traça mecanismos de integração nesse universo de forma lúdica”, esclarece Marcelino.

Para Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco, o evento permitirá saber como o jovem se vê implicado na gestão da escola, além de mostrar qual o seu papel nesse processo. “Queremos escutar o jovem e fazer com que ele se veja corresponsável na gestão escolar”, explica.

O evento visa a dar continuidade ao conjunto de ações desenvolvidas pela Seduc para fortalecer a atuação estudantil, como o Seminário o Foco é a Escola, Enem não tira férias, AoGosto do Aluno e FDS Curtindo Enem.

Todo o material produzido no encontro pelos jovens será compilado em pendrive e distribuído aos participantes, para que apresentem e repliquem as atividades em suas escolas. “Nossa expectativa é que eles voltem para as suas escolas e compartilhem com colegas, professores e diretores o que vivenciaram”, completa Borba.

Serviço:

Diálogo sobre Gestão
Data: de 26/10 a 28/10
Horário: das 8h às 17h
Local: Hotel Romanos – Rua Padre Pedro Alencar, 2012 – Messejana, Fortaleza-Ce

25.10.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br
(85) 3101.3972

Expediente imprensa 10out-01