Auditoria Interna é tema de capacitação realizada pela CGE

28 de outubro de 2016 - 20:16

O curso teve o objetivo de reciclar e atualizar os conhecimentos dos auditores de controle interno que já atuam  no órgão desde sua criação e qualificar os auditores concursados em 2013

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou, na manhã desta sexta-feira (28), a Formação para Auditores Internos Nível Básico (AUDI I) com ênfase em Órgãos Públicos. Com 32 horas/aula, a capacitação visou reciclar e atualizar os conhecimentos dos auditores de controle interno que já atuam no órgão desde sua criação e qualificar os auditores concursados em 2013. A formação teve início na última terça-feira (25), e foi ministrada pelo consultor do Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA), Sérgio Maciel.

Para o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, é importante investir em capacitações como forma de qualificar os serviços oferecidos pela instituição. “Nós acreditamos que para oferecer um serviço de qualidade é necessário estar sempre capacitando nossos servidores. Assim, acredito que este curso tenha atingido seu objetivo principal, que foi oferecer conhecimentos básicos e atualizados voltados para auditoria governamental. Pretendemos ainda, dentro do planejamento de capacitações da CGE, oferecer no ano que vem mais um curso avançado como forma de desdobramento deste”, destacou.

Com cerca de 25 participantes, a formação contou com a realização de dois módulos, envolvendo assuntos ligados a: Conceito, origem e evolução da Auditoria Interna Governamental; Técnicas de Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU); Funções da Auditoria Interna nas organizações públicas; Governança na área pública; Programas de trabalho sob o viés da Auditoria Governamental; e Monitoramento e sistemática de controle de qualidade das auditorias.

De acordo com o consultor Sérgio Maciel, a CGE possui potencial para futuramente solicitar uma certificação por meio da IIA. “Como certificador, eu já visitei diversos órgãos pelo país e pude perceber que a CGE possui um corpo de servidores muito bem capacitado e qualificado, o que torna quase que inevitável a certificação futura pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil”, comentou.

28.10.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (  flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (  gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (  camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 10out-01