Famílias Fortes: SPD realiza manhã festiva em Caucaia

28 de outubro de 2016 - 20:01

Ação reduz fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalece os vínculos familiares e comunitários

Quinze famílias residentes no bairro Parque Soledade, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vivenciaram uma manhã festiva nesta sexta-feira (28). Elas participaram do evento de encerramento do programa federal de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF), desenvolvido na comunidade pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O momento foi de alegria e confraternização pelos resultados alcançados.

A programação foi realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)/Sede de Caucaia e envolveu a mostra de vídeos com depoimentos emocionados de membros das famílias beneficiadas pelo programa de prevenção, a entrega de certificados de participação, roda de conversa e momento de confraternização. A SPD foi representada pelas gestoras estaduais do PFF, Lívia Holanda e Gabriella Lôbo.

O PFF constitui-se num ciclo de sete encontros semanais conduzidos por profissional de assistência social, saúde e educação, envolvendo pais, responsáveis, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Cada encontro tem duração de duas horas. Primeiramente, separados em grupos, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias. Num segundo momento, os grupos são reunidos, estimulando a conversação familiar. O programa também oferece sessões de acompanhamento para monitoramento dos resultados e também para reforçar os valores apreendidos.

Com envolvimento dos centros de referência de assistência Social (CRAS) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, o PFF objetiva reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Dentre os benefícios proporcionados às famílias participantes estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

De acordo com a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF) da SPD, Natália Alexandre, o município de Caucaia conta com outros cinco grupos do PFF. As atividades de cada grupo deverão ser concluídas até o final de 2016. Este ano, um total de 777 famílias de 20 municípios estão sendo favorecidas com o programa.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, ressalta que a SPD está presente em 25 municípios cearenses, através do Sistema integrado de Prevenção (SIP), que engloba cinco programas de prevenção às drogas. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, desenvolvidos em parceria com a Senad e Ministério da Saúde; Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

28.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br  

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 10out-01