Menos de 4% dos carros fiscalizados em Fortaleza pela Semace apresentaram excesso de fumaça

28 de outubro de 2016 - 12:41

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, em Fortaleza, no período de 25 a 27 de outubro. As fiscalizações foram realizadas nas avenidas Vicente de Castro, João Pessoa e Coronel Matos Dourado, respectivamente. Passaram pelas vistorias 397 veículos movidos a diesel, dos quais apenas 15, menos de 4% do total, estavam com índice de poluição acima do permitido pela legislação.

O objetivo da Semace ao realizar essas fiscalizações rotineiras do programa é tentar amenizar a poluição atmosférica resultante da queima do combustível. Segundo Francisco de Oliveira, integrante da equipe do programa, o cenário apresentado atualmente é bem melhor do que no início das fiscalizações, em 1990, quando mais de 30% dos carros vistoriados apresentavam problemas. “Hoje, a média de automóveis irregulares é bem baixa, ficando entre 3% e 4%. Nós creditamos isso a uma maior conscientização dos responsáveis pelos carros e, também, à tecnologia adotada”, completou Oliveira.

Para Francisco Oliveira, a falta de manutenção do motor do veículo é a maior culpada pela emissão em excesso de fumaça. O servidor da Semace aconselha os proprietários que regularmente façam as correções necessárias no veículo para que se evite a poluição do meio ambiente e riscos à saúde humana, bem como as multas. Os valores aplicados aos autuados variam de R$ 1.614,40 e R$ 6.457,60.

Para medir o grau de poluição emitido pelos carros, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, é feita uma análise comparativa da coloração do material expelido pelo escapamento do veículo com um dos índices da escala.

Desconto

O responsável pelo carro pode ter sua multa reduzida em 50%. Para ter direito ao benefício, o veículo deve passar por uma nova vistoria na sede da autarquia, em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação. Constatada que a emissão de fumaça está dentro dos padrões o desconto é concedido.

A Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) na organização do fluxo de veículos.

28.10.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501/ 99646-4889
comunicacao@semace.ce.gov.br