SAMU 192 Ceará lança protocolo de atenção ao AVC

1 de novembro de 2016 - 16:39

A  Semana de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral foi aberta na tarde desta segunda-feira (31) pelo secretário-adjunto da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, com o lançamento do Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao paciente vítima do AVC do SAMU 192 Ceará, no município de Eusébio. Orientado pelo Ministério da Saúde para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o protocolo trata da padronização da intervenção e da regulação médica dos casos de AVC, bem como do relatório de atendimento específico do agravo.

O SAMU 192 Ceará realizou 760 atendimentos de casos de AVC no ano passado em todo o Ceará e, este ano, 819 atendimentos até setembro. Quanto mais rápido o paciente for socorrido de forma adequada, maior a possibilidade de prognóstico favorável. No AVC, o atendimento rápido e adequado evita que o cérebro sofra maiores danos e representa toda a diferença entre viver ou morrer. Presente no lançamento do protocolo, o neurologista e presidente do Comitê Estadual de Atenção ao AVC, João José Carvalho, calcula que somente 21% dos pacientes chegam a tempo de receber o tratamento trombolítico nas emergências. Segundo ele, em apenas 14% dos casos o SAMU foi acionado.

No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, funciona a maior unidade de atenção ao AVC do país, com até 35 trombólises realizadas por mês. No Ceará, o número de óbitos por AVC foi de 4.598 em 2013, de 4.424 em 2014 e de 4.716 no ano passado. A cada 30 minutos alguém sofre um AVC no Estado e diariamente são feitas 11 internações de pacientes com AVC. Na rede pública estadual, três hospitais fazem atendimento especializado em AVC: Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Waldemar Alcântara, na capital, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte.

O Dia Mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês) é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Em 2016, o tema do Dia Mundial do AVC é “Encare os fatos: o AVC é tratável”. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado e o Comitê Estadual de Atenção ao AVC programaram uma semana de atividades para marcar a data.

Fotos: Thiago Stile/ Governo do Ceará

01.11.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim / Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 10out-01