Capacitação beneficiará 200 usuários de drogas em tratamento até o final de 2016

3 de novembro de 2016 - 18:24

Projeto Criando Oportunidades viabiliza cursos profissionalizantes gratuitos

 
Duzentos acolhidos em comunidades terapêuticas (CTs) que prestam serviço à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) concluem cursos profissionalizantes até o final do ano. A capacitação está sendo viabilizada pela SPD em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do estado do Ceará.

A qualificação profissional gratuita foi iniciada em agosto passado nas CTs. Com o término das aulas, os participantes se tornarão aptos para o mercado de trabalho. A maioria dos alunos não tinham qualquer tipo de habilitação, o que dificultaria a ressocialização após a conclusão do tratamento da dependência.

A edição 2016 do Projeto Criando Oportunidades está acontecendo em 10 CTs. As entidades estão distribuídas por Fortaleza, Região Metropolitana (RMF), Cariri e Zona Norte do Estado. As opções de qualificação disponibilizadas são: doces e salgados, eletricista predial, cabeleireiro, mecânico de motos, masseiro e reparador de aparelhos domésticos. São ofícios que, atualmente, apresentam maior demanda por profissionais no mercado de trabalho, o que contribui para o aproveitamento da mão de obra qualificada.

Ronaldo Aguiar é um dos beneficiados com a qualificação. Ele participa do curso de cabeleireiro e avalia que o aprendizado contribuirá para facilitar a sua reinserção social e profissional. Jean de Freitas também realiza o curso de cabeleireiro. “Eu não tinha profissão alguma. Agora, ao terminar o tratamento da dependência, já sei qual rumo tomar na vida”, ressalta. Valciney Freitas comemora: “Agora, eu posso dizer que tenho uma profissão. Estou muito feliz e não pretendo mais largar esse ofício. Através dele, terei como sustentar a minha família e realizar meus sonhos”.

A Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e o Centro de Formação e Integração Social (CFIS) são as organizações não-governamentais (ONGs) responsáveis pela execução do projeto. Todos os beneficiados receberão certificado de conclusão do respectivo curso realizado.

O andamento da qualificação é monitorado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Uma articulação da Secretaria com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilita a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira explica que a reinserção social e profissional de dependentes químicos é um dos eixos de atuação da Secretaria. Segundo ela, a reinserção é a última etapa do tratamento, sendo determinante na recuperação do dependente químico.

03.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 10out-01