Enem 2016: Governo do Ceará garante transporte para mais de 193 mil alunos das escolas estaduais

3 de novembro de 2016 - 11:35

Será apresentada nesta quinta-feira (3), às 12 horas, a estratégia que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desenvolveu para garantir o transporte dos mais de 193 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 5 e 6 de novembro. Esse número equivale a 98% dos matriculados nas 3ª séries da última etapa da educação básica nas escolas estaduais cearenses. Em Fortaleza, 41.787 jovens inscreveram-se no Enem. O evento acontecerá na Seduc, durante almoço, com a participação de estudantes das Escolas Jenny Gomes, Mariano Martins, Adauto Bezerra, Liceu do Ceará, Liceu de Messejana, Liceu do Conjunto Ceará e Gonzaga Mota.

Do total de inscritos na Capital, mais de 25 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda que permitirá o transporte nas datas do Exame. Alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape que farão Exame em outro município, também contarão com o benefício. No Interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dois dias.

Conforme o secretário Idilvan Alencar, a ação integra a etapa “DIA E”, relativa ao Projeto Enem, Chego Junto Chego Bem, que começa no início do ano e segue até o ingresso na universidade. O objetivo é garantir que todos os alunos compareçam e façam as provas com tranquilidade. “No Interior, as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) fazem articulação com os municípios para garantir esse transporte e onde não é possível, fazemos a contratação de ônibus. Em Fortaleza e Região Metropolitana, temos o Passaporte Enem, que dará acesso aos locais de prova. Essa é mais uma ação de apoio do Governo do Ceará para a juventude da rede pública estadual” – ressalta.

DIA E

Essa etapa é composta por um conjunto de ações que garantirá transporte aos inscritos. Além disso, haverá pontos de apoio, em locais estratégicos em todo o Estado, com informações, água, caneta e frutas para os estudantes. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus, bem como nos maiores polos de aplicação de provas. Todos os inscritos na Capital e no Interior irão receber um lanche, nos dois dias.

O trabalho relativo ao “Dia E” mobiliza Escolas, Crede, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), entidades e instituições.

Saiba Mais:

Projeto Enem, Chego Junto Chego Bem

Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Seduc oferta essa iniciativa que promove atividades como Enem não tira Férias, o AoGosto do Aluno e o #FDScurtindoEnem. Há ainda palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

1 – no início do ano, documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos de 3ª série para inscrição e realização das provas;

2 – inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);

3 – motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);

4 – preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);

5 – Dia E – (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte e pontos de apoio);

6 – ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

03.11.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972