Seinfra discute projeto de concessão de terras para uso de placas solares

4 de novembro de 2016 - 20:56

Seinfra discute projeto de concessão de terras para uso de placas solares

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) reuniu na tarde desta sexta-feira (4) representantes de vários órgãos do Governo do Ceará para discutir a modelagem do projeto de concessão de terrenos do Eixão e da Cagece para geração de energia fotovoltaica. Os ativos estão entre os prioritários do Programa de Concessões e Parcerias Público Privadas do Governo do Estado do Ceará, lançado em agosto deste ano pelo governador Camilo Santana.

A Seinfra já vem realizando estudos e já conhece os benefícios do projeto. Para o secretário da Infraestrutura, André Facó, uma das vantagens é que não haverá ônus para o Estado. “Na verdade, você vai ceder um ativo, que é o seu terreno, que já tem características que o diferenciam, por ser perto de pontos de conexão, para que uma entidade ou companhia privada possa utilizar esse terreno como gerador de negócio, produção de energia e essa compensação do Estado viria por meio de dinheiro ou por descontos na tarifa. É essa modelagem que vai ser melhor detalhada por cada companhia para que a gente possa realmente ter o benefício no final, que é uma energia mais limpa e mais barata para o estado”, explica André Facó.

Na reunião, os secretários de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, e do Meio Ambiente, Artur Bruno, além de representantes da Seplag, da Cogerh e da Cagece, puderam conhecer o projeto e foram convocados a discutir a modelagem de negócio que será apresentada para atrair investidores privados. “O avanço de hoje é que formou-se um grupo de trabalho e, até o dia 25 de novembro, a gente deve ter dois projetos pilotos, um na Cagece e outro na Cogerh, de forma que eles sejam implementados atendendo ao programa de concessão que o governador anunciou”, adiantou o secretário adjunto de Energia, Mineração e telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim.

A ideia é que o grupo de trabalho defina as especificidades de cada área e possa traçar o melhor modelo. O processo para o chamamento dos investidores deve ser concluído até o final do ano. O projeto de instalação de placas fotovoltaicas nos terrenos do Eixão e da Cagece faz parte do Programa Estadual de Eficiência Energética – PEEE, que em elaboração por técnicos da Seinfra, com o objetivo de reduzir os custos com a energia elétrica consumida pelos órgãos da Administração indireta e indireta do Governo do Ceará.

04.11.2016

Marco da Escóssia – CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA
Tel.: (85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Expediente imprensa 10out-01