Projeto “Viva o Parque” leva centenas de famílias ao Parque do Cocó

7 de novembro de 2016 - 14:30

RDSC 0100“Este projeto precisa ser apropriado pela comunidade e é uma iniciativa do governo Camilo Santana que vai se repetir todos os domingos, de 7h às 12h”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, no evento de abertura do Projeto “Viva o Parque”, que levou centenas de famílias ao Parque do Cocó neste domingo (6). Os secretários adjunto, Fernando Bezerra, e executiva, Maria Dias, da Sema, também estiveram presentes, além do gerente do Parque do Cocó, Paulo Lira, e do Botânico, George Feijão. As diversas atividades foram de responsabilidade da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). No próximo dia 13 de novembro, será a vez do Parque Botânico, em Caucaia, receber o evento. Várias personalidades, como o deputado federal Odorico Monteiro e o empresário Pio Rodrigues, compareceram.

RDSC 0094O arvorismo, atividade que ocorrerá exclusivamente no Cocó aos sábados, domingos e feriados, foi uma das práticas mais concorridas. O “Viva o Parque” reuniu atividades gratuitas para adultos e crianças, unindo as famílias, dentre elas: tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. A criançada, por sua vez, participará de brincadeiras, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua e malabares.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Massoterapia- Realizada em cinco cadeiras de quick massagem por profissionais qualificados. Duração mínima: 10 minutos.

Tai Chi Chuan – Duas aulas com duração mínima de 40min cada, ministradas por um profissional qualificado.

Yoga – Duas aulas com duração mínima de 40min cada, ministrada por um profissional qualificado.

Biodança – Duas aulas com duração de 40min cada.

Zumba – Duas aulas com duração mínima de 40min cada.

Aeróbica – Duas aulas com duração mínima de 40min cada.

Dança de salão – Duas aulas com duração mínima de 40min cada.

Aula de capoeira – Uma aula ministrada por grupo com experiência. Duração mínima: 1 hora.

Slackline – Disponibilização de três slacklines, acompanhados de instrutores com experiência.

TRILHAS, OFICINAS COM PLANTAS E RESÍDUOS SÓLIDOS

O projeto ofereceu trilhas guiadas por profissional qualificado e apto a descrever a biodiversidade do Parque, mostrando a importância da preservação da natureza, com contação de lendas e histórias locais do parque, com duração mínima de 40 minutos.

O evento explorou o plantio de árvores, oficina de produção de mudas, jardinagem, horta vertical, oficina de bomba de sementes e defensivos. Cada oficina teve duração de 40 minutos. Já a oficina com resíduos sólidos apresentou reutilização de materiais recicláveis, separação de lixo e compostagem.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E ARTÍSTICO-CULTURAL

O público infantil contou com brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos (corrida de saco com revezamento, banderinhas, carimba etc). Houve, ainda, oficinas de maquiagem, pintura facial, palhaços, malabares e ginástica. As apresentações artístico-culturais foram realizadas por grupos experientes que trabalham as manifestações regionais por meio da música e da arte, tais como maracatu, reizado, forró pé de serra, dança do coco e repentistas.

07.11.2016

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias

Expediente imprensa 10out-01