Governo do Ceará constrói novo Centro do Trabalhador Autônomo

7 de novembro de 2016

A unidade, localizada no Papicu, está com 45% das obras prontas

O novo Centro do Trabalhador Autônomo (CTA), que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) constrói no bairro Papicu, em Fortaleza, já está com 45% das obras concluídas. “O novo CTA, que é uma unidade modelo, especializada para atender pessoas que atuam por conta própria, vem ao encontro desse momento de humanizar o serviço e de acolher com mais qualidade cada trabalhador para que possamos fazer o encaminhamento para o mercado de trabalho”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante visita na úçtima sexta-feira (4), às obras da nova unidade.

O Centro está sendo construído para aperfeiçoar o atendimento aos trabalhadores autônomos, informais e também aqueles que buscam o trabalho formal, seja com carteira assinada, como microempreendedor individual (MEI) ou associado. “Esperamos até o final do primeiro semestre de 2017 entregar essa unidade para que todas as pessoas de Fortaleza e da Região Metropolitana possam ter mais comodidade e, acima de tudo, possam ter a garantia de um bom serviço para cada um daqueles que querem entrar no mercado de trabalho, principalmente os jovens que estão demandando muito as nossas unidades”, reforça Josbertini.

Estão sendo investidos na nova estrutura, através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), R$ 3,1 milhões. Os recursos foram financiados pelo Governo do Ceará junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O centro tem uma área de 2.640 m² de terreno e 2.497 m² em construção e será dividido em três pavimentos: térreo e dois pisos, que compreendem sala de acesso principal para atendimento ao público, sala de recepção, área administrativa, auditório, laboratórios, salas de aula, biblioteca, lanchonete com acesso externo, salas de reunião e um bloco de serviços gerais.

Referência

Serão ofertados, na nova unidade, serviços de atendimento personalizado, cadastro do profissional, diagnóstico de habilidades, plano de empregabilidade, oficina de orientação para o trabalho, atendimento referente ao seguro-desemprego, orientação sobre empreendedorismo, capacitação profissional e intermediação para o emprego e trabalho autônomo. Os agentes de atendimento serão capacitados com a metodologia do BID e estarão aptos a identificar com precisão a real situação do trabalhador em relação aos seus conhecimentos, habilidades e perspectivas de conseguir uma oportunidade de trabalho em um menor espaço de tempo.

Dona de um salão de beleza localizado em frente ao novo CTA, Elda Gomes acredita que a unidade movimentará a região e trará benefícios para os trabalhadores. “Não vejo a hora que inaugure. Acho que vai engrandecer o mercado de trabalho tanto daqui do bairro como de toda a cidade. Vai ser mais do que tirar a carteira de trabalho, a gente vai ter acesso a vários atendimentos, a informações sobre empreendedorismo. Antes era um terreno inútil, agora vai ser um espaço onde a gente pode ter orientação e aprender coisas novas também”, conclui Elda Gomes.

Ampliação de serviços

Ainda na manhã de sexta-feira, o secretário Josbertini visitou o espaço do Sine/IDT no Shopping RioMar Kennedy. “Continuamos ampliando nossos serviços com uma ação inovadora, por meio de parceria estratégica com o novo shopping que se instalou em Fortaleza, o RioMar Kennedy, onde estamos com uma unidade do Sine/IDT realizando serviços de emissão de carteira de trabalho e intermediação da mão de obra. Temos o prazer de estar expandindo esse serviço, especialmente em um local acolhedor nessa importante região de Fortaleza”, destaca o titular da STDS. O atendimento ao público é feito por ordem de chegada e é realizado no Piso L2, de 10h às 18h.

07.11.2016

Foto: Rogério Rodrigues/STDS

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa 10out-01