Unidade móvel da SPD visita 19 municípios em 2016

7 de novembro de 2016

Veículo leva informações e atendimento especializado sobre drogas para mais perto da população

 

De janeiro a outubro de 2016, um total de 19 municípios cearenses foram beneficiados uma ou mais vezes com a presença de uma das Unidades Móveis (UM’s) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). As visitas estão inseridas no plano de ações do governador Camilo Santana, que determina a interiorização das políticas sobre drogas.

As cidades contempladas foram: Acaraú, Maracanaú, Crateús, Horizonte, Jardim, Farias Brito, Maranguape, Pacajus, Itapagé, Quixelô, Boa viagem, Iguatu, Hidrolândia, Aracoiaba, Russas, Aracati, Altaneira, Milagres e Salitre.

O veículo do tipo Sprinter conta com dois consultórios, espaços utilizados por profissionais especializados – psicólogos e enfermeiros – da SPD para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido ao uso abusivo de drogas e/ou por ter caso na família ou mesmo pessoa próxima que necessite de cuidados especiais.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, reforça que na unidade móvel profissionais tiram dúvidas, prestam esclarecimentos, oferecem orientações e fazem os encaminhamentos porventura necessários. No caso do usuário de drogas, a equipe realiza o direcionamento para o local adequado ao tratamento da dependência em cada região.

A unidade móvel também funciona como ponto de apoio para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da pasta. A secretária Mirian Sobreira enfatiza que a ideia é levar os serviços para mais próximo da população. 

Qualquer pessoa referenciada por uma instituição pode requisitar a presença de uma das unidades móveis da SPD, através de ofício endereçado à pasta. Todos os municípios cearenses podem ser contemplados. A secretária lembra que, normalmente, a demanda pela unidade móvel está associada a grandes eventos realizados na cidade solicitante. Entretanto, o veículo pode ser enviado à localidade em qualquer período do ano, dependendo da demanda de pedidos.

Paralelo à utilização das unidades móveis, a SPD dispõe em sua estrutura de atendimento do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), que realiza acolhimento presencial na Rua Oto de Alencar, 193, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza; e disponibiliza, ainda, o teleatendimento pelo 0800-2751475.

07.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238-5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara