Juventude em Ação mobiliza jovens do Vicente Pinzon

8 de novembro de 2016 - 16:20

Bairro é o primeiro de Fortaleza a ser contemplado com o programa de prevenção voltado para estudantes do ensino médio

Com foco nos jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) começa a mudar a rotina de estudantes do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, onde o Governo do Ceará implantou o primeiro território do Ceará Pacífico. Naquela área da capital, a SPD participa do pacto de prevenção à violência e redução da criminalidade através da efetivação do JA em três escolas.

Os estabelecimentos de ensino contemplados no Vicente Pinzon são: Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck, EEFM Deputado Manoel Rodrigues e Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges. Na última segunda-feira (7), alunos da EEFM Matias Beck dedicaram o dia ao jogo interativo Na Trilha da Prevenção, uma das etapas que compõem o JA; além de realizarem a confecção de cartazes com mensagens de prevenção às drogas para familiares, membros da comunidade escolar, colegas e vizinhança.

Um total de 2.300 mil estudantes do Vicente Pinzon estão sendo contemplados com o Juventude em Ação. A coordenadora do Sistema Integrado de prevenção (SIP) / JA, psicóloga Miriam Barreto, explica que o programa tem sete etapas de realização. “Tudo começa com a aplicação do jogo Na Trilha da Prevenção, uma atividade lúdico-pedagógica onde os jovens são convidados a interagir de maneira acolhedora / respeitosa para pensar, criticamente, sobre a temática da prevenção às drogas e outras inquietações e desafios do cotidiano”, enfatiza.

Posteriormente, os frutos da vivência com o jogo Na Trilha da Prevenção são transportados para diferentes expressões artísticas, como redação, cartazes, dança, jingle e outros. O exercício valoriza as potencialidades de expressão dos jovens, encorajando-os a se tornarem sujeitos proativos e colaborativos na prevenção ao uso de drogas. Ao final, os jovens são contemplados com prêmios e troféus.

Os benefícios do JA serão repassados para mais jovens e outras pessoas do Vicente Pinzon graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, chamados de multiplicadores sociais. Eles atuarão nas demais escolas do bairro e em toda a comunidade, repassando conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo comportamentos saudáveis.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca que objetivo principal do programa Juventude em Ação é reduzir a iniciação e o uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens. O JA visa, ainda, a fortalecer as competências, potencialidades e habilidades para a vida, além de contribuir para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Paralelo ao início do programa na Capital, o JA segue em desenvolvimento no interior do Estado, alcançando 15 municípios em sua segunda etapa de implementação. Na segunda-feira, em Horizonte, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Alcântara saíram às ruas,  apresentando o JA para a população, através de mensagens para as famílias e a comunidade em geral.

08.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902-7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 10out-01