Portal da Transparência: outubro consolida maior participação da sociedade

8 de novembro de 2016 - 13:56

Os números de usuários e acessos neste mês de outubro foram os maiores desde a criação da ferramenta

Desenvolvido para possibilitar que o cidadão se torne um fiscal das ações públicas, fortalecendo a transparência da gestão e o combate à corrupção no Ceará, o Portal da Transparência atingiu no último mês de outubro o maior número de acessos e usuários utilizando a ferramenta desde sua criação. Os dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) contabilizaram 26.314 acessos, realizados por 15.309 usuários. Os números consolidam o Portal como a principal ferramenta de transparência ativa utilizada pelo cidadão.

 

A consulta sobre “Informações de Servidores” continua sendo a mais visitada pelo cidadão com 23% dos acessos, seguida por “Contratos” com 7% e “Convênios” com 6%. Fortaleza ainda é a cidade que lidera o número de acessos a plataforma, contabilizando 65% do total. Em seguida, aparecem as cidades de Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Iguatu (CE), contabilizado 2% cada.

Acessos pelo mundo

Dos 26.314 acessos feitos ao Portal da Transparência durante o mês de outubro, 350 foram realizados de outros países. Aparecem entre os que mais acessam a ferramenta: Estados Unidos, Índia, Portugal, China, Alemanha, Holanda, Irlanda, Suíça e Reino Unido.

Segundo o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, os acessos de fora do país estão relacionados a brasileiros residentes fora, empresas que possuam interesse ou já tenham alguma relação comercial no estado ou com o Estado, bem como pesquisadores da área de gestão pública, transparência e afins.

“Apesar de se tratar de um número pequeno, menos de 1% dos acessos ao Portal, em 2016 já somam mais de 1.500 acessos. Sabemos que muitos consultam somente a página inicial, muito provavelmente porque o nosso Portal ainda não possui conteúdo traduzido para outras línguas, o que vamos aperfeiçoar com o processo de reformulação que será iniciado logo mais. Em função das recentes avaliações que colocam o Ceará como um dos estados mais transparentes, acredito que os acessos de fora do estado e do país serão crescentes”, ressaltou o coordenador.

08.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 10out-01