Proensino recebe 50 novos participantes

8 de novembro de 2016 - 13:03

Desde ontem (7), a Secretaria da Saúde do Estado conta com um novo grupo de estagiários que vai atuar em 16 unidades. São estudantes de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Educação Física, História, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional que fazem parte do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede Sesa (Proensino).

No último dia 4 de novembro foram convocados os estudantes que estão lotados na Sesa (Nível Central), Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José, Hospital de Messejana, Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hemoce, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, além dos Centros de Especialidade Odontológica (CEOS) do Centro e Joaquim Távora.

Participaram da solenidade de acolhimento aos estudantes no dia 3 de novembro, representantes dos Centros de Estudo e Pesquisa das unidades da Rede Sesa e preceptores. A abertura contou com apresentação do Grupo Cirandas da Vida. A coordenadora da gestão da Educação Permanente do Estado do Ceará, Silvia Bomfim, ressaltou a importância da integração entre ensino e serviço. Ela também destacou a construção e a troca de práticas e saberes entre trabalhadores de saúde e graduandos na rede de Atenção do SUS.

Além de contribuir para que os universitários desenvolvam atividades inerentes à formação acadêmica, o projeto contribui com a formação dos futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que conheçam a complexidade da rede de atenção e as diretrizes no processo de organização dos serviços de saúde. Os estudantes cumprirão carga horária de 20 horas semanais.

O Proensino/Sesa é um programa de estágio que complementa a formação do bolsista e promove o desenvolvimento profissional de alunos das instituições de ensino superior conveniadas com a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Nas primeiras duas edições do Proensino 150 estudantes de ensino superior passaram por experiências profissionais nos hospitais e unidades da rede Sesa.

08.11.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel  (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 10out-01