Artesanato: encontro de crocheteiras reúne mais de 800 artesãs do Cariri

10 de novembro de 2016 - 19:05

O evento acontece nesta sexta-feira (11), em Várzea Alegre

 

Nesta sexta-feira (11), os olhos se voltam para a região do Cariri, especialmente para Várzea Alegre, onde serão homenageadas mais de 800 artesãs, em sua maioria mulheres humildes, que moram na zona rural e que mudaram sua trajetória de vida através do artesanato. O encontro, que será um dos maiores eventos de crocheteiras do mundo, ocorrerá às 18h30, no buffet Recanto da Lagoa, com desfile e apresentação das peças de crochê e entrega de kits com linhas e agulhas para as artesãs. Nestas quinta(10) e sexta (11), elas participam de testes de habilidade da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), para emissão da identidade artesanal.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, vai prestigiar a homenagem promovida pela Associação Comunitária do Sítio Mocotó, que recebeu em março deste ano, o selo Ceart, como reconhecimento da qualidade na produção de suas peças e pelo investimento no potencial da comunidade local. “As nossas artesãs tem uma força extraordinária dentro de si, são mulheres batalhadoras, que além de cuidar da casa e dos filhos, conseguem produzir um artesanato original e reconhecido, inclusive em outros países. É emocionante participar de um momento tão importante para afirmação e reconhecimento delas enquanto artistas, e prestigiar, de perto, tantas histórias de superação, sabendo que enquanto Secretaria, através da Ceart, contemplamos os artesãos do nosso Estado, valorizando e reconhecendo sua arte, e levando o artesanato cearense para o mundo”, declara Josbertini, que participará do encontro promovido pela empresa Linhas Círculo S/A, em homenagem as artesãs da região.

Referência no crochê

A Associação Comunitária do Sítio Mocotó é formada por agricultores e artesãs e existe há mais de 30 anos. Fundada pelas três irmãs Rosinha, Ceilda e Cileide, a associação impulsionou melhorias à comunidade de Mocotó. A fabricação artesanal das redes de dormir e das varandas de crochê são o “carro chefe” da associação, que também produz varandas, jogos americanos, sousplasts e tapetes de crochê, assim como bandejas, guardanapos e porta-pães bordados com ponto cruz. A associação teve seu trabalho reconhecido em março de 2013, com exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e com o recebimento do Selo Ceart, em março de 2016.

Selo Ceart

O Selo Ceart é uma certificação que garante a autenticidade dos produtos artesanais, estimulando a melhoria dos processos produtivos, a elevação do padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos. O propósito é proteger os artesãos e suas obras, assim como criar referências para o mercado e para os consumidores nas decisões de compra e reconhecer as obras de arte popular pela sua importância na caracterização da identidade cultural cearense.

Serviço

Data: 11 de novembro (sexta-feira)
Hora: 18h30
Local: Buffet Recanto da Lagoa – Centro de Várzea Alegre

Associação Comunitária do Sítio Mocotó – Várzea Alegre
(88) 3541-1776 / 9963.0494
Josbertini Clementino – Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social
(85) 9 8895-3926

10.11.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br