Ceará fortalece novos negócios com chegada de empresa de energia e tecnologia

10 de novembro de 2016 - 19:48

Atualmente, a Eletra é uma das grandes referências no mercado de medidores de energia elétrica do Brasil, contando com uma equipe experiente de colaboradores, tecnologias de ponta e parceiros estratégicos

 

 MVS6398 webO Ceará agora conta com a maior empresa de fabricação de medidores e soluções de energia do Brasil. Inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira (10), a Eletra Energy Solutions, empreendimento da chinesa Hexing Electrical Co. Ltda, teve o início oficial de suas atividades com a participação do governador Camilo Santana, do vice-presidente da Hexing, Cheng Rui, e do diretor-presidente da Eletra no Brasil, Danilo Coimbra.

 MVS6325 webLocalizada no município do Eusébio, no km 16 da BR-116, a Eletra já funciona há aproximadamente dois meses e possui cerca de 650 funcionários. A unidade contou com o financiamento do China Construction Bank – CCB (ex-Bicbanco) no apoio a operação e fluxo de caixa para a alavancagem da operação, e do Banco do Nordeste, que financiou 12.7 milhões, exclusivos para a construção da unidade.

O governador Camilo Santana destacou a instalação do empreendimento no Estado. “Dentro deste acordo Brasil e China, uma das metas do governo chinês era o investimento no setor elétrico, sendo este o primeiro empreendimento que estava previsto no acordo de intenções dos países. Felizmente, o Ceará  MVS6296 webfoi o escolhido para a instalação desta empresa por sua posição estratégica em relação aos principais mercados consumidores do mundo. Isso é muito representativo, pois estamos em um processo de dificuldade da economia brasileira, e o Ceará tem inaugurado novos investimentos, expandindo o comércio e a indústria, além de fomentar o mercado de trabalho”, ressaltou o governador.

Atualmente, a Eletra é uma das grandes referências no mercado de medidores de energia elétrica do Brasil, contando com uma equipe experiente de colaboradores, tecnologias de ponta e parceiros estratégicos, para oferecer produtos, sistemas e serviços de nível mundial. A especialidade da companhia é fabricar placas eletrônicas, injetando as partes plásticas para montagem dos medidores. Além  MVS6314 webdisso, produz quatro famílias de medidores, que vão desde o monofásico para residências, até os industriais, resultando em um portfólio com mais de 25 produtos.

O diretor-presidente da Eletra no Brasil, Danilo Coimbra, reforçou a importância do investimento nos profissionais cearenses. “É muito importante ressaltar que nosso capital é chinês, mas todo nossos colaboradores são cearenses. O investimento no material humano local é uma de nossos principais pilares. Fabricamos as partes plásticas e as placas eletrônicas, que é a parte nobre da produção e pouco explorada no Nordeste, porém já estamos capacitando todos os nossos profissionais. Atualmente, temos capacidade de fabricar 500 mil medidores por mês e esperamos comercializar mais de três milhões de medidores este ano”, detalhou.

Expansão na Zona de Processamento de Exportação (ZPE)

O grupo chinês está investindo R$ 52,5 milhões na unidade no Ceará e tem projetos de ampliar a sua produção no Estado. Segundo o vice-diretor internacional da Hexing Electrical, Cheng Rui, já está sendo estudada a expansão, junto ao Governo do Ceará, para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE). “O objetivo é expandir, crescer e nos destacar no mercado, principalmente da América Latina. Temos todo o interesse em explorar novos mercados, mas estamos estudando para que todo o nosso processo produtivo esteja viável para o uso da Zona. Exatamente hoje estamos abrindo nosso capital na bolsa de valores de Xangai e pode ter certeza que estaremos dedicados para o crescimento da empresa no Ceará”, ressaltou o vice-presidente.

Acordo Brasil-China

Em maio de 2015, durante a visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, Brasil e China firmaram um grande acordo comercial. Ao todo, foram assinadas 35 ações que somam mais de US$ 50 bilhões de investimentos da China no país em áreas de tecnologia, infraestrutura, energia, agricultura e petróleo.

Sobre a Eletra Energy Solutions

Criada em 2010, a Eletra Energy surgiu de uma joint venture formada por uma empresa cearense e o Grupo Hexing, de origem asiática. Em março de 2013, a Eletra foi adquirida em sua totalidade pelo Grupo Hexing, que possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de medidores de energia elétrica e que figura entre uma das líderes mundiais em medição de energia, vendendo mais de 16 milhões de medidores por ano e soluções AMI; possuindo fabricação, vendas, suporte e escritórios administrativos para apoiar as necessidades de nossos clientes em todo o mundo.

A Eletra fornece os medidores para todas as distribuidoras de energia do País, tendo como clientes o Grupo Endesa (controladora da Coelce e da Ampla, no Rio de Janeiro), a Cemig, a Eletropaulo, a Coelba, entre outras.

10.11.2016

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Expediente coordenadoria-01