Ouvidores estaduais participam de oficina para construção dos Relatórios Gerenciais de Ouvidoria 2016

10 de novembro de 2016 - 18:10

 A capacitação contou com a participação de representantes de 67 órgãos estaduais

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou, na manhã desta quinta-feira (10), a Oficina para Construção de Relatórios Gerenciais de Ouvidoria 2016. A capacitação, realizada em quatro turmas, teve com objetivo habilitar os ouvidores setoriais do Poder Executivo Estadual para construção de relatórios gerenciais na área de ouvidoria. A oficina ministrada pelo orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, teve início na última segunda-feira (7) e contou com a participação de representantes de 67 órgãos estaduais.

“A oficina de relatórios surgiu da ideia de melhorar a qualidade do conteúdo apresentado nos relatórios gerenciais das setoriais. Anualmente, a CGE utiliza os relatórios das setoriais para elaborar o Relatório de Gestão da Ouvidoria, e nós vínhamos sentido falta de tópicos voltados para as ações realizadas pelos ouvidores em seus respectivos órgãos. Com base nessas informações, nós reformulamos a estrutura do relatório e optamos pela capacitação dos ouvidores para lidar com as mudanças”, destacou o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido.

Durante o curso, os ouvidores foram apresentados ao processo de elaboração dos relatórios gerenciais, compreendendo sua estrutura, especificações e sugestões, análises quantitativas geradas pelo Sistema Informatizado de Ouvidoria (SOU), a construção dos indicadores de resolutividade e de satisfação dos usuários, a qualificação das manifestações por  função e subfunção, e os assuntos do SOU relacionados ao Sistema Integrado Orçamentário e Financeiro do Estado (SIOF).

Para a ouvidora da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Elen Cristine Lavor, que assumiu a função há apenas três meses, a oficina representa uma oportunidade de conhecimento. “Com pouco tempo à frente da Ouvidoria de SPD, eu achei na oficina de construção de relatórios uma oportunidade única de conhecer a forma como as ouvidorias setoriais do Estado prestam conta de suas ações ao governador e ao cidadão”, frisou.

Relatórios Gerenciais de Ouvidoria

Em consonância com o Decreto nº 30.747/2011, que institui o Sistema de Ouvidoria (SOU), as Ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual devem apresentar anualmente um relatório abordando um panorama geral dos resultados das suas atividades no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria.

10.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente coordenadoria-01