Plano de Cargos e Carreiras da Funceme é aprovado no plenário da AL

10 de novembro de 2016 - 19:20

Texto aprovado hoje prevê ainda a realização de concurso com 40 vagas para o órgão

Na manhã desta quinta-feira (10), os servidores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos comemoraram uma luta histórica: foi aprovado em votação no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado Ceará o Plano de Cargos e Carreiras da instituição. A aprovação aconteceu logo após reunião conjunta das Comissões da casa que emitiram parecer favorável à proposta. Foi aprovado o Projeto de n° 105/2016, que acompanha a Mensagem n° 8.057, com uma emenda modificativa do deputado Elmano Freitas (PT).

web MVS9496O secretário das Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, acompanhou a votação no Plenário e articulou com os parlamentares a aprovação da matéria. “O novo plano de cargos da Funceme reconhece a importância da instituição para o desenvolvimento do Estado do Ceará e autoriza a realização de concurso público para a contratação de novos servidores, fortalecendo a Funceme, hoje reconhecida até em nível internacional”, afirmou.

Dezenas de servidores estiveram presentes na sessão de votação da AL. “Que bom que chegou ao fim essa luta que se estende desde 2004. Vamos garantir a vida da instituição nas próximas décadas. É um reconhecimento do Governo do Ceará a uma instituição que permaneceu, apesar de reduzida equipe e defasagem salarial, fornecendo informações de alto nível estratégico para orientar políticas públicas em diversos setores do Estado do Ceará”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

web MVS9491Atualmente, a Funceme tem quadro com 120 funcionários que atuam no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nas áreas de Meteorologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O texto aprovado hoje prevê ainda a realização de concurso com 40 vagas para o órgão. Todo o processo tramitou na Seplag e Procuradoria Geral do Estado e Gabinete do governador.

“Agradecemos a sensibilidade do governador Camilo Santana que sempre se mostrou aberto ao diálogo sobre essa proposta, desde a transição com governo Cid Gomes, e os secretários Nelson Martins, Élcio Batista e Hugo Figueiredo, o procurador-Geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana, e o procurador Rafael Machado Moraes, que foram articuladores fundamentais para essa vitória da Funceme”, concluiu Eduardo Sávio Martins.

10.11.2016

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Guto Castro Neto
Assessor de Comunicação
FUNCEME – Fundação Cearense
de Meteorologia e Recursos Hídricos
+55 85 999714289 

Expediente coordenadoria-01