Parque Estadual Botânico do Ceará inicia comemorações de 20 anos de fundação

11 de novembro de 2016 - 17:01

O Parque Estadual Botânico do Ceará completa 20 anos de criação. Para celebrar a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) programou uma série de atividades, que serão realizadas entre os dias 13 e 17 de novembro. A abertura dos eventos ocorre neste domingo (13), às 8h, no Botânico. Na ocasião, serão homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para criação do Parque, tais como o senador Tasso Jereissati, o ambientalista Renato Aragão e os empresários Jorge Parente, Francisco das Chagas Magalhães, Fernando Cirino Gurgel e Hermano Franck Júnior. Entre as empresas, Petrobrás, Gerdau, Vitória, Construtora Cumbuco, Makro Atacadista, Ypioca e Colonial.

Ao mesmo tempo, será lançado no equipamento o projeto Viva o Parque, que ocorrerá todos os domingos, de 7h às 12h, com diversas atividades de esporte e lazer para as famílias que frequentam o local. A empresa Vitória irá disponibilizar uma linha de ônibus todos os domingos para a população de Caucaia que quiser deslocar-se até aquela Unidade de Conservação.

Para encerrar as festividades será realizado o “Café Mundial no Botânico”, no dia 17/11, das 8h às 12h, no auditório do equipamento, com o propósito de ampliar a compreensão sobre o Parque como espaço público essencial para preservação do meio ambiente e promover o bem-estar e qualidade de vida da comunidade do seu entorno. Vários representantes de instituições ligadas ao movimento ambiental estarão presentes.

Serviço

O Parque Estadual Botânico do Ceará é aberto à visitação pública com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural. Com funcionamento de segunda a segunda, das 8h às 17h, o Parque conta com orquidário, trilhas ecológicas, viveiro de mudas, horto com plantas medicinais. Com visibilidade para o espelho d’agua, os quiosques proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família.

Histórico

O Parque Botânico do Ceará foi criado através do Decreto Estadual No 24.216, de 9 de setembro de 1996. Localiza-se no município de Caucaia, Estado do Ceará, às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Lagoa do Banana. O Parque Botânico possui uma área de 190 hectares e dista 15km de Fortaleza, com perímetro de 7.053 metros. É uma Unidade de Proteção Integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O Parque foi inaugurado em 5 de junho de 1998 sendo administrado diretamente, durante 12 anos, pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), mediante convênio com o Governo do Estado do Ceará, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e indiretamente pelo Governo Municipal de Caucaia. Em 2010, voltou às mãos do Governo do Estado, primeiro sob gestão do Conselho de Políticas e Gestão do meio Ambiente (CONPAM) e hoje da Secretaria do Meio Ambiente.

Fauna e Flora

Com seus 6km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, os visitantes podem avistar cassacos, tetéus, tejos, cobras, entre outros animais. Inseridas sobre um dos trechos de tabuleiro litorâneo existente ao longo da costa cearense, possui uma vegetação representativa dos ambientes de tabuleiro, serrado e mangue, onde pode-se encontrar quase duas centenas de espécies como: araticum-do-brejo, ipê, paineira, catingueira, murici-pitanga e juazeiro. Devida à sua variedade ecológica, o Parque é bastante utilizado para ações de educação ambiental por escolas, grupos e afins.

11.11.2016

Foto: Semace / Governo do Ceará

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA
Demétrio Andrade – (85) 3101.1235 ou 98814.8286
comunicacao@sema.ce.gov.br

Expediente imprensa 10out-01