Albert Sabin realiza 5º Encontro de Cuidadores e Profissionais

16 de novembro de 2016 - 20:43

O Programa de Assistência Domiciliar do Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará, está completando 16 anos. Para celebrar a data, a equipe preparou o 5º Encontro de Cuidadores e Profissionais, realizado nesta quarta-feira (16) no auditório do hospital. “Estes encontros são sempre uma oportunidade para aprendermos mais e compartilharmos esse conhecimento entre os profissionais e as mães cuidadoras”, disse o coordenador do PAD, Luiz Carlos Rebouças de França.

Implantado no Hospital Albert Sabin em julho de 2000, o PAD conta com uma equipe multidisciplinar que realiza tratamento de pacientes em domicílio. Dentre as principais doenças tratadas pela equipe, as neuropatias e pneumopatias são as mais comuns. Atualmente, das 27 crianças assistidas pelo programa, 17 são por problemas neurológicos (63%). “Conhecer as outras mães e pais (com filhos atendidos pelo PAD) é bom porque dá para dividir um pouco os nossos problemas”, falou Joelma Flor, 28. Ela é mãe e cuidadora da paciente Mirela Yngrid, 4.

Mirela sofre de Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), uma doença genética, hereditária, de evolução lenta, que acomete, entre outras coisas, o sistema digestivo, causando um quadro de má absorção com diarreia constante. “Ela precisa fazer uma reconstrução no esôfago. Ela já fez outras cirurgias, mas agora precisa ganhar peso para fazer um acerto”, explicou Joelma, que recebe a visita da equipe do PAD semanalmente. “Ela recebe atenção, cuidado, zelo, o que ela precisa. Eles estão sempre por aqui”, afirmou a mãe.

Para a diretora geral do Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela, o crédito pelo bom acompanhamento dos pacientes e melhora de cada um deles se deve também ao amor e dedicação de cada cuidador. “Antes do PAD, essas crianças não chegavam a 3 ou 4 anos. Agora já temos pacientes com 18 anos. A gente atribui essa melhora também ao fato de o cuidador ser da família, a gente sabe que não existe cuidador melhor para a criança do que a mãe, o pai, a família”, enfatizou a diretora.

Marfisa destacou o novo Manual do Cuidador, distribuído durante o encontro. “É muito importante esse manual. Os pacientes têm todo o apoio do hospital, mas quem está na batalha do dia a dia, são os cuidadores”, destacaou a diretora, ressaltando a necessidade dos familiares estudarem o manual. Além da diretora geral, participou do 5º Encontro de Cuidadores e Profissionais, o gerente administrativo do Albert Sabin, Raimundo Amorim.

16.11.2016

Fotos: Assessoria de Comunicação do Hias

Assessora de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Expediente coordenadoria-01