Projeto Criando Oportunidades inicia mais uma qualificação

16 de novembro de 2016 - 12:35

Cursos profissionalizantes gratuitos ocorrerão em 10 comunidades terapêuticas que prestam serviço à SPD até o final de 2016

 

A chance de mudar de vida com o aprendizado de uma nova profissão será oferecida, a partir desta quarta-feira, 16, para 20 acolhidos na comunidade terapêutica (CT) Instituto Volta ao Caminho (IVC), localizada em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Atualmente em tratamento da dependência química, os acolhidos participarão de curso de cabeleireiro, uma das qualificações viabilizadas pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).  

O curso está inserido no Projeto Criando Oportunidades, que alcançará 10 comunidades terapêuticas (CTs) que prestam serviço à SPD até o final de 2016. No IVC, as aulas serão ministradas por instrutores da ONG Centro de Formação e Integração Social (CFIS). Ao final, os alunos receberão certificado de conclusão. Uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilitará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

Nas demais CTs contempladas com o Projeto Criando Oportunidades, estão sendo ofertados os cursos de mecânico de motos, doces e salgados, eletricista predial, masseiro e reparador de aparelhos domésticos. São todos ofícios que, atualmente, apresentam uma maior demanda por profissionais especializados no mercado de trabalho, o que contribui para o aproveitamento da mão de obra qualificada. Ao todo, serão capacitados 200 acolhidos em CTs até o final do ano.

Além do IVC, também estão sendo beneficiadas com os cursos do Programa Criando Oportunidades, em 2016, as seguintes comunidades terapêuticas: Grão de Mostarda (Eusébio), Vida Manará (Eusébio), Fazenda Esperança Sagrada Família (Fortaleza), Caverna do Adulão (Itaitinga), Ágape (Maracanaú), Associação Shalon (Eusébio), Catarina Labouré (Aquiraz), Atos (Caucaia) e Casa de Abraão (Eusébio). Toda a execução está sendo acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira destaca a parceria da pasta com a STDS para levar qualificação para dependentes químicos em recuperação. “Muitos deles não tem qualquer tipo de formação profissional, o que dificulta ainda mais que obtenham uma colocação no mercado de trabalho ao final do tratamento. Estamos mudando essa realidade”, ressalta a gestora.

Para Mirian Sobreira, a criação de oportunidades de qualificação é fundamental para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas, contribuindo para a recuperação e a melhoria da autoestima dos acolhidos em CTs. Além disso, a ação contribui para evitar a ociosidade, o que reduz novas possibilidades de uso de drogas.

Mirian Sobreira enfatiza, ainda, que a reinserção social e profissional de usuários de drogas em tratamento é um dos eixos fundamentais de atuação da SPD.

Serviço:

Evento: Projeto Criando Oportunidades – Início do curso de cabeleireiro
Dia: 16/11/2016
Hora: 14 horas
Local: CT Instituto Volta ao Caminho (IVC) – Estrada da Cachoeira, S/N, Maranguape-CE, telefone: (85) 98738-9802

16.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente coordenadoria-01