Cagece realiza operação de limpeza na rede de Maracanaú

17 de novembro de 2016 - 13:19

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está realizando uma operação de limpeza na rede de macrocoletora de esgoto em Maracanaú. O objetivo da ação é percorrer 1.380 metros de rede, melhorando o fluxo e diminuindo a incidência de extravasamentos. Até o momento, já foram retiradas 35 toneladas de resíduos sólidos nos 150 primeiros metros da rede. Todo o material recolhido está sendo destinado ao aterro sanitário de Caucaia.

Para fazer a retirada dos resíduos sólidos, a Cagece utiliza um sistema ecologicamente correto. Por meio de dois caminhões de grande porte, é feita a sucção dos detritos, de forma a reaproveitar a parte líquida para o processo de hidrojateamento, que consiste na aplicação de jatos de alta pressão sobre a tubulação para desobstruí-la, evitando o desperdício de água.

Além dos esforços da Cagece para manter o bom funcionamento da rede de esgoto, a companhia alerta a população para a necessidade de usar corretamento o sistema. “A orientação é não depositar sólidos na rede, não abrir as tampas dos poços de visita, utilizar caixa coletora de gordura, evitar óleo na pia, não dispor papel higiênico no vaso sanitário e, principalmente, evitar interligar a rede de coleta de água da chuva no sistema de esgotamento”, ressalta o supervisor da Unidade Metropolitana de Macrocoleta e Tratamento de Esgoto da Cagece, Rômulo Amado.

Saiba mais

A Cagece deu início a uma força tarefa para limpeza das redes coletoras em julho deste ano. Já foram realizadas ações na Praia do Futuro, Quintino Cunha, Antônio Bezerra e no Interceptor Leste (na Avenida Leste Oeste). No total, cerca de 116 toneladas de lixo foram retiradas das tubulações.

17.11.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece:
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com

Expediente coordenadoria-01