Caminhos da Cidadania: Projeto Educação Social visita duas escolas em Beberibe

17 de novembro de 2016 - 20:35

 Esta é a oitava etapa do ciclo de palestras Caminhos da Cidadania, promovido pela CGE em parceria com a Seduc

 

O Projeto Educação Social, desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), passou por duas escolas do município de Beberibe, nesta quinta-feira (17). Os alunos da EEEP Pedro de Queiroz Lima e da EEM Ana Facó assistiram à palestra Caminhos da Cidadania, que busca fomentar o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a importância da participação social nas ações realizadas pelo Governo do Ceará. Esta é a oitava etapa do ciclo de palestras do Projeto, que retornou em novembro deste ano.

Na EEEP Pedro de Queiroz Lima, cerca de 150 alunos assistiram à palestra. A estudante do 1° ano de Agronegócio, katarina Medeiros, comentou que a palestra abordou a importância do cidadão de manifestar-se nos canais destinados para o controle social. “Às vezes passamos por situações que não recebemos o melhor atendimento e criticamos, mas sem registrar uma denúncia ou reclamação formal na Ouvidoria”, ressaltou.

Para Daniel da Rocha, do 1° ano de Edificações, a ação serviu para mostrar aos alunos que é importante ter conhecimento de quais ações pode se tomar como cidadão e lembrar que a cidadania caminha em conjunto com a ética. “Pequenas atitudes que tomamos vão ser definidoras na formação do nosso caráter”, lembrou.

Na EEM Ana Facó, o diretor Jaílson Cruz, revelou que tem intenção de replicar a palestra para todas as turmas da escola. “Nós temos 1.150 alunos, em 31 turmas. Aqui temos o projeto Professor Diretor de Turma, que desenvolve uma aula semanal de formação para cidadania. Com o material e o conteúdo da palestra Caminhos da Cidadania, nossos professores vão trabalhar com este material nas salas”, destacou. 

Ao final da palestra, os alunos receberam um exemplar da cartilha Caminhos da Cidadania, material elaborado em parceria com a Casa Civil, com o objetivo de fomentar nos alunos a consciência cidadã.

17.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CgeCeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente coordenadoria-01