Galeria de Arte do Palácio da Abolição é reaberta com exposição de artistas cearenses

17 de novembro de 2016 - 21:36

A Galeria de Arte do Palácio da Abolição sedia, a partir desta quinta-feira (17), a 8ª Exposição de Obras de Arte “Amigos em Ação”, projeto de responsabilidade social do Grupo Alessandro Belchior Imóveis. A mostra coletiva, que marca a reabertura do espaço e fica até o dia 7 de dezembro, reúne 79 obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 64 fotógrafos e artistas plásticos cearenses.

web TS7622De acordo com Germano Belchior, diretor do Movimento Amigos em Ação, as artes plásticas recebem a atenção que merecem. “Esse é um momento muito importante para o Movimento Amigos em Ação e para o Governo do Ceará, que reabre a Galeria de Arte. Desde 1992, entre outras iniciativas, trabalhamos para fomentar o mundo das artes plásticas. Com isso, ajudamos os artistas cearenses e ainda mantemos outros projetos, através da doação das obras de arte”, informa.

A cada edição, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano, a obra tema “Natividade NE” do artista plástico Vlamir de Sousa ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha. Nesta edição, em paralelo à exposição, acontecerá uma mostra especial de todas as obras temas da exposição, em anos anteriores.

WEB TS7608Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do projeto e participam do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lances já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir da sexta-feira (18), de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas. No dia 10 de dezembro, será realizado um leilão com as obras no qual o valor arrecadado manterá as obras assistenciais do projeto Amigos em Ação durante todo o ano de 2017.

Germano Belchior disse ainda que pretende manter o valor arrecadado na edição passada com o leilão. “Em 2015, conseguimos leiloar cerca de R$ 70 mil no arremate dos trabalhos. Para este ano, pretendemos manter ou ultrapassar essa quantia. Afinal, estamos expondo obras variadas e de uma qualidade fantástica”, argumenta.

Doação de alimentos

Anualmente, conselheiros e associados do projeto Amigos em Ação realizam a arrecadação de alimentos. A expectativa dos organizadores para esta edição é atingir a meta de 25 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2015. Cinco instituições serão beneficiadas com as doações: Fundação Raimundo Fagner, Recanto Sagrado Coração, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1600 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 25 anos de existência, o projeto já arrecadou e doou cerca de 378 toneladas de alimentos não perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Em 2015, foram arrecadados 23 toneladas de alimentos.

Serviço:
8ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação
Local: Galeria de Arte do Palácio da Abolição (rua Silva Paulet. Nº 400, Meireles)
Dia e hora: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas

17.11.2016

Fotos: Tiago Stille / Governo do Ceará

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente coordenadoria-01