CGE participa da 21ª Reunião Técnica do Conaci

18 de novembro de 2016 - 20:43

Durante a reunião, os representantes da CGE apresentaram o andamento de projetos realizados no âmbito do Controle Interno em parceria com o Conaci e Banco Mundial

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), da 21ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada em Florianópolis, Santa Catarina. Durante a reunião, o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, e o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro, apresentaram o andamento de projetos realizados no âmbito do Controle Interno em parceria com o Conaci e o Banco Mundial. Na ocasião, ainda estiveram presentes o presidente do Conaci, Roberto Amoras, membros do conselho de Controle Interno e representantes de órgãos públicos do Estado de Santa Catarina.

Para o secretário Marconi Lemos, que apresentou durante o evento a grade de cursos do Projeto de Formação para Profissionais de Controle Interno, é importante qualificar bem os profissionais  para a obtenção de melhores resultados nos serviços oferecidos. “Nós acreditamos que é necessário criar uma grade obrigatória de cursos e capacitações voltadas para os profissionais que atuam na área do Controle Interno, garantindo assim a realização de atividades com garantia de qualidade. Atualmente, nós temos muitos cursos voltados para a área de auditoria, o que limita o nível de qualificação dos profissionais. Nossa ideia é estender as capacitações de acordo com as áreas de atuação, direcionando-as também para a Ouvidoria e Controle Interno”, ressaltou.

Banner Conaci 01Durante o evento também foram apresentadas iniciativas catarinenses para o Controle Interno, como o projeto Auditoria Cidadã, voltado para a vistoria da qualidade de serviços e obras estaduais para propor soluções aos gestores responsáveis, deliberações de assuntos administrativos do Conaci e palestras de simulação do  Seminário de Conscientização e Promoção do Controle Interno, envolvendo temas ligados à Gestão de Risco, Accountability dos Gestores, Gestão de Controles Internos, Relevância da Auditoria Interna para o Gestor e Inspeção Financeira Vs Auditoria Interna.

De acordo com o coordenador Marcelo Monteiro, que apresentou umas das palestra de simulação do Seminário de Conscientização e Promoção do Controle Interno, a “Importância da Gestão de Riscos e a contribuição da Auditoria Interna”, é importante  que os gestores públicos e os profissionais de auditoria dos órgãos públicos compreendam a necessidade da gestão de riscos efetiva e a responsabilidade de cada um, abrangendo as estratégias, os processos e as pessoas nas organizações.

Sobre o Conaci

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) tem o objetivo de criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. O Conaci tem como propósito principal promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.

*Informações repassadas pela Assessoria de Comunicação do Conaci

18.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa2-01