Participantes do Ironman 2016 contam com reforço na segurança

18 de novembro de 2016 - 21:00

Os preparativos para a realização do evento esportivo Ironman 2016, em Fortaleza, também incluíram a área da segurança pública e um reforço operacional foi montado para garantir a tranquilidade dos competidores. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com forças amigas, realiza um plano operacional para fortalecer o policiamento durante o evento esportivo, com provas a serem realizadas no próximo domingo (20).

Ao todo, 477 policiais e bombeiros militares foram mobilizados para a operação, sendo 402 da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) – 20% a mais do que o efetivo empregado na edição do Ironman 2015 – e 75 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O CBMCE vai realizar trabalho nas provas aquáticas, com atuação em lanchas, flutuadores, jetskis e pranchões, na prevenção de acidentes e afogamentos.

Os policiais militares são da Cavalaria, dos Batalhões de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), de Policiamento de Eventos (BPE), de Policiamento Turístico (BPTur), de Polícia de Choque (BPChoque), do Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), do Quartel do Comando Geral (QCG), da Coordenadoria do Comando de Policiamento Metropolitano (CCPM) e do 5º Batalhão da PM. Serão empregadas 11 viaturas, 37 motocicletas e 12 cavalos.

O efetivo dos militares será dividido em três turnos diferentes – de 05 às 11 horas, de 11h às 17h e de 17h até o término das programações – por todo o trajeto das provas, que segue de Fortaleza aos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. As delegacias de Polícia Civil que receberão as ocorrências que porventura sejam registradas no evento são as unidades dos 2º, 7º e 34º Distritos Policiais, situadas respectivamente nos bairros Aldeota, Pirambu e Centro, e a Delegacia Metropolitana de Caucaia. As unidades são plantonistas e ficam localizadas nas proximidades dos locais de prova.

Esta é a terceira edição do Ironman a se realizar na Capital cearense. O evento internacional reúne, anualmente, centenas de atletas de diversas nacionalidades. Neste ano, a competição possui 800 inscritos, de 26 países, para as provas de natação, ciclismo e corrida. O trabalho policial já inicia neste sábado (19), na Avenida Presidente Castelo Branco – imediações do Marina Park Hotel (local de concentração).

 

18.11.2016

Kélia Jácome,
Coordenadora de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101.6517 e 98766.0028

Expediente imprensa2-01