SPD conclui quarto ciclo de monitoramento de CTs este mês

18 de novembro de 2016

Ação objetiva garantir boas condições de acolhimento a usuários de drogas
A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui, ao final deste mês, o quarto ciclo de monitoramento de 2016 de Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviços à pasta e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Do total de 19 instituições a serem visitadas e avaliadas, 18 já passaram pela ação. A última etapa ocorrerá na região do Cariri.
 
O trabalho de monitoramento constitui-se numa avaliação criteriosa da estrutura oferecida pelas CTs para acolhimento dos usuários de drogas que buscam recuperação e inclui itens como limpeza, higiene, atividades de autocuidado, documentação, alimentação e outros. A atividade está sendo efetivada por técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.
 
As CTs são espaços destinados a receber pessoas com problemas relacionados ao uso ou dependência de álcool e outras drogas. O tempo de permanência varia de seis a nove meses, conforme a situação de cada pessoa. A maior parte das unidades que prestam serviço à SPD e à Senad estão situadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
 
Durante a permanência na CT, o acolhido participa de atividades voltadas à espiritualidade e ao autocuidado, bem como ações recreativas, culturais e educacionais que contribuem para o seu retorno à sociedade. Além disso, cursos de qualificação profissional oferecidos pela SPD em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do estado ampliam as oportunidades de melhoria da autoestima e de reinserção no mercado de trabalho.
 
A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira, informa que o monitoramento das CTs visa a assegurar o atendimento adequado e a oferta de serviços de qualidade aos acolhidos. Atualmente, o sistema de regulação das vagas conveniadas – Acolhe Ceará – dispõe de 423 vagas em CTs.
 
18.11.2016
 
Fernando Brito
Repórter
 
Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br
 
www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara