Governo do Ceará homenageia Arneiroz e Boa Viagem nesta segunda-feira (21)

21 de novembro de 2016 - 11:00

Arneiroz e Boa Viagem são os municípios aniversariantes desta segunda-feira (21). Ambas completam 152 anos. Arneiroz, localizada na região do Sertão de Inhamuns, a 383 km da Capital, tem a sua economia basicamente oriunda da agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, mamona, milho e feijão); da pecuária (rebanho de bovino, suíno, avícola, caprino, ovinocultura; da indústria (produtos minerais não metálicos). O turismo e o turismo religioso também são fontes locais de renda. Mombaça, Tauá, Catarina, Aiuaba e Parambu são os municípios que fazem limite com Arneiroz. No último levantamento, o IBGE apontou uma população de 7.650 habitantes locais.

Boa Viagem está situada na microrregião do Sertão de Quixeramobim, nos Sertões Cearenses, a 217 km de Fortaleza. Treze distritos formam a área territorial do município, sendo Águas Belas, Boa Viagem (sede), Boqueirão, Domingos da Costa, Guia, Ibuaçu, Ipiranga, Jacampari, Massapê dos Paes, Olho d’Água do Bizerril, Olho d’Água dos Facundos, Poço da Pedra e Várzea da Ipueira. Destacam-se na economia local a produção de algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, mamona e mandioca, bem como o cultivo de fruticultura e hortaliça. Movimentam também a economia local fábricas de confecção, de alimentos, de calçados, de tijolos, pedreira, além da exploração cal para indústria de tintas e cosméticos, comércio e o turismo.

Boa Viagem tem os seus limites municipais em comum com Santa Quitéria, Madalena, Quixeramobim, Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Independência. O número de habitantes, de acordo com o último levantamento do IBGE (2010), foi de 52.498 pessoas.

O Governo do Ceará produziu vídeos com os hinos e com imagens que caracterizam os municípios. Segundo o projeto, todos os municípios aniversariantes devem receber o seu vídeo, para que sejam exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

21.11.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898