Ceará Científico: divulgadas escolas da Capital que irão apresentar projetos na fase regional

22 de novembro de 2016 - 20:54

A Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) divulga o resultado da seleção dos projetos inscritos para  a fase regional do Projeto Ceará Científico, que em 2016, reúne a Feira de Ciências e Cultura e a Mostra de Educação Ambiental. A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (24), às 9h, com uma apresentação cultural da Companhia Bate Palmas e seguirá com as apresentações dos trabalhos. O evento prosseguirá até a sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Foram inscritos 266 trabalhos científicos. Desse total, 105 selecionados para exposição oral ao público presente e aos avaliadores. Na área da Cultura, dos 52 projetos inscritos, 32 foram selecionados, nas modalidades de Interpretação Musical, Dança Tradicional Brasileira, Esquete Teatral, Interpretação de Poema de Autoria Discente e Pintura em Tela. As experiências de alunos da rede estadual na Capital serão apresentadas nos dois dias do evento.

Conforme os gestores da Sefor, para a seleção dos trabalhos, foram usadas criteriosamente as orientações do edital da Feira. A avaliação virtual foi realizada por professores de diversas instituições, que não fazem parte da rede estadual ou municipal de Fortaleza, e possuem larga experiência nas áreas de pesquisa dos projetos inscritos.

Etapa Regional da Sefor

Nesse momento, os estudantes das Escolas estaduais e municipais de Fortaleza socializam suas pesquisas científicas e apresentações culturais.  Os três primeiros colocados em cada área da categoria científica do evento ficam classificados para a etapa estadual, programada o próximo mês de dezembro.

Ceará Científico

Neste ano, duas importantes ações se uniram para fortalecer o protagonismo estudantil e docente: a Feira Estadual de Ciências e a Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Dessa fusão, nasceu o Ceará Científico, desenvolvido pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), com a proposta de incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos e artístico-culturais, no âmbito das escolas, possibilitando momentos de socialização das múltiplas expressões das juventudes. A iniciativa conta com a parceria da Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará Científico é constituído de três etapas: Escolar, em cada unidade de ensino; Regional, nos municípios que sediam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação  (Credes); e Estadual, esta última fase reúne os finalistas da fase anterior, em Fortaleza.

Neste mês de novembro, a rede estadual vivencia a Etapa Regional, que envolve as 20 Credes, localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

22.11.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br