Itatira e Chaval recebem homenagem do Governo do Ceará nesta terça-feira (22)

22 de novembro de 2016 - 09:07

Itatira e Chaval, municípios do Norte cearense, completam 65 anos nesta terça (22). Itatira localiza-se a 176 km de Fortaleza e é formado pelos distritos de Itatira (sede), Bandeira, Cachoeira, Lagoa do Mato e Morro Branco. Movimentam a economia local a agricultura (feijão, milho, mandioca, algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju e frutas diversas); pecuária (bovino, ovino, suíno e avícola); extrativismo vegetal; piscicultura, artesanato e turismo. As cidades que fazem limite com Itatira são Canindé, Madalena e Santa Quitéria. A população local apontada no censo do IBGE 2010 foi de 18.894 habitantes.

Chaval é formado pelos distritos de Chaval (sede) e Passagem. A distância até Fortaleza é de 400 km. A economia local é baseada na produção de sal marinho em salinas, na agricultura de subsistência (algodão arbóreo, caju, arroz, milho, mandioca e feijão), na pecuária (bovinos, suínos e avícola), e na piscicultura (criatórios de camarão). Existem ainda 18 indústrias, sendo 12 de extração a mineral (sal marinho) e 6 de moagem e embalagem de sal para uso na pecuária. O turismo também aparece como fonte de renda devido às belezas naturais. Os limites municipais são Barroquinha, Granja, Luís Correia (Piauí) e Cajueiro da Praia. Em 2010, o IBGE apontou uma população local de 12.615 habitantes.

O Governo do Ceará produziu os vídeos com os hinos e imagens características de Itatira e Chaval. Segundo o projeto, todos os municípios aniversariantes devem receber o seu vídeo para que sejam exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de Itatira e Chaval os nossos parabéns!

22.11.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br