Paracuru e Capistrano são homenageadas pelo Governo do Ceará nesta terça-feira (22)

22 de novembro de 2016 - 09:10

Paracuru e Capistrano, municípios do Norte cearense, completam 65 anos nesta terça-feira (22). O Governo do Ceará, em um projeto de valorização dos municípios cearenses, preparou uma homenagem.

Paracuru, destino turístico, a 87 km de Fortaleza, é a única sede de município do interior cearense banhada pelo mar. O município de Paracuru tem o mais rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente, com 20 km de litoral, delineado por dunas, enseadas de mar calmo, arrecifes com piscinas naturais e manguezais. Segundo o censo do IBGE 2010, existiam 31.636 habitantes. O município faz limite com São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e com o Oceano Atlântico.

Capistrano, formado pelos distritos de Capistrano (sede), Carqueija, Pesqueiro, Mazagão, Serra do Vicente, Iu, Manga, Boqueirao, Lagoinha, Bananeiras, Marmoré e Riacho do Padre, está a 140 km de Fortaleza. Sua economia baseia-se na agricultura (algodão, cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão); pecuária (bovinos, suínos e avícola) e indústrias (produtos alimentares, vestuário, calçados e artigos de couro e peles). Mulungu, Baturité, Itapiúna, Baturité, Aratuba e Mulungu são municípios que fazem limite com Capistrano. Em 2010, o IBGE contabilizou 17.062 habitantes locais.

O Governo do Ceará produziu os vídeos com os hinos e com imagens características dos municípios. Segundo o projeto, todos os municípios aniversariantes devem receber o seu vídeo, para que sejam exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de Paracuru e Capistrano os nossos parabéns!

22.11.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898