#Tamojunto: Aracati encerra atividades em 2016

22 de novembro de 2016 - 16:26

Programa promove habilidades de vida e estimula o pensamento crítico dos jovens

 

Apresentações artísticas e culturais marcaram o encerramento do programa de prevenção às drogas #Tamojunto em 2016 no município de Aracati, no litoral Leste do Ceará. A programação foi realizada, nesta terça-feira (22), no auditório da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Gercina Nepomuceno, com a participação de estudantes do estabelecimento de ensino, bem como do Colégio Municipal de Aracati e do Centro Educacional Raízes e Asas, as três escolas beneficiadas com a ação preventiva na região. O momento foi de festa e alegria pelos resultados alcançados.

O #Tamojunto chegou às escolas do município praiano por iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Para o trabalho preventivo, a pasta contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Educação. Cerca de 100 adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos foram contemplados este ano.

Além de números musicais e de dança, o evento envolveu a apresentação de vídeos, roda de conversa, depoimentos e momento de confraternização. A SPD foi representada pela gestora estadual do #Tamojunto, Leidiane Oliveira. Também estiveram presentes a formadora federal do programa, Kátia Lacerda; e o coordenador de Políticas sobre Drogas de Aracati, Diassis Garcia; além de representantes da direção e corpo docente das escolas favorecidas e multiplicadores do programa de prevenção.

Voltado para adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, o programa de prevenção às drogas #Tamojunto visa despertar habilidades e recursos específicos para que os jovens possam lidar com as influências sociais à sua volta, adquirindo conhecimentos sobre drogas. Ao todo, são 12 aulas sobre habilidades sociais e as consequências do uso de drogas, com abordagem dos efeitos estéticos e financeiros, os riscos sociais, o papel da mídia e das estratégias de marketing na dinâmica das drogas, com estímulo ao pensamento crítico.

Os professores envolvidos reforçam a participação dos estudantes através de jogos, brincadeiras, debates e outros métodos que promovam a interatividade. O programa também promove oficinas dirigidas aos pais e responsáveis ministradas por profissionais da Saúde.

Dentre os benefícios comprovados do #Tamojunto estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas, a prevenção da transição do uso esporádico para o uso frequente de drogas, o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores e a aproximação da saúde e da educação por meio de ações intersetoriais.

A coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF) da SPD, Natália Alexandre, relata que, além de Aracati, o programa #Tamjunto chegou a outros 19 municípios cearenses em 2016, alcançando 32 escolas e beneficiando 1.467 estudantes.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, esclarece que a SPD está presente em 25 municípios cearenses, através do Sistema Integrado de Prevenção (SIP), que engloba cinco programas de prevenção às drogas. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto, Famílias Fortes, Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

22.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 10out-01