Juventude na Onda: STDS e Coordenadoria da Juventude capacitam jovens para fabricação de pranchas de surf

23 de novembro de 2016 - 15:34

A iniciativa beneficiou jovens atendidos por 15 escolinhas que participam do projeto Juventude na Onda, na orla de Fortaleza

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, certificou nesta quarta-feira (23), no Cineclube da Rede Cuca Barra, 32 jovens qualificados pelo projeto Primeiro Passo, no curso de fabricação de shape de prancha. A capacitação beneficiou jovens atendidos pelas 15 escolinhas que participam do projeto Juventude na Onda, da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

R IMG 1172Na ocasião, as pranchas foram entregues aos vencedores do campeonato de surf realizado nos dias 22 e 23 de outubro, pela Coordenadoria de Juventude e a Federação de Surf do Ceará, na Ponte Metálica da Praia de Iracema. Foram entregues ainda, os certificados de capacitação profissional a 344 concludentes de cursos do Projeto Primeiro, na capital cearense.

“Projetos como o Primeiro Passo e o Juventude na Onda fortalecem ainda mais o nosso alcance a essa juventude que precisa de apoio e busca qualificação para ingressar no mercado de trabalho. É fundamental o cearense estar sempre se capacitando, se reciclando, pois o mercado é versátil e competitivo. Então, é um privilégio participar de mais essa formatura, fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da STDS, e da Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Juventude”, aponta o titular da STDS, Josbertini Clementino.

“A grande ideia desse projeto é equipar as escolas já existentes, a fim de que se tornem centros de aprendizagem de surf, com atividades esportivas gratuitas, contribuindo para uma cultura construtiva de autogestão”, acrescenta secretário da Juventude, Julio Brizzi. Segundo ele, o objetivo da atividade é proporcionar ações sustentáveis de inclusão social, educacional e profissional de jovens surfistas. O curso de capacitação teve duração de três meses e foi realizado na Rede Cuca Barra do Ceará, às terças-feiras e aos sábados.

Capacitação Juvenil

O projeto Juventude na Onda, inédito em Fortaleza, apoia 15 escolinhas de surf, situadas entre a Praia do Futuro e a Barra do Ceará, selecionadas por meio de edital. A iniciativa consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores de escolas de surf participantes. O objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas, localizados em áreas de vulnerabilidade.

Primeiro Passo

Em parceria com a Rede Cuca, o Primeiro Passo qualificou, em 2015, mais 344 jovens em diversas áreas como: confecção de pranchas de surf, corte e costura, agente operacional de turismo, auxiliar de segurança do trabalho e auxiliar administrativo. Neste ano de 2016, o Projeto já qualificou 6.470 jovens, em todo o Estado, em diversas tipologias produtivas., nas quatro linhas de ação: Aprendiz, Bolsista, Estagiário e Empreendedor Juvenil.

O projeto cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

23.11.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio – 98878.8510 ou 3101.2089
imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa 23nov 2016-01