Semace visita 17 municípios por semana para implantar o Cadastro Ambiental Rural no Ceará

23 de novembro de 2016 - 20:13

O Cadastro Ambiental Rural (CAR)  é um instrumento do Código Florestal e disseminar a importância disso, bem como a  finalidade do sistema no Ceará, é um exercício diário feito por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com a Diretoria Florestal (Diflo) da autarquia, cerca de 17 municípios são visitados semanalmente por agentes das sedes de Fortaleza, Crato e Sobral. O objetivo é fortalecer a cadeia de atores do CAR.

Como forma de implementar o Projeto de Cadastramento Ambiental Rural do Estado, com recursos do BNDES – Fundo Amazônia, a Semace tem disponibilizado uma equipe técnica nos territórios do Cariri, Centro-Sul e Vale do Salgado, sertões dos Inhamuns, Crateus, Central, Canindé, Sobral, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Vale do Curu Aracatiaçu. São cerca de 17 reuniões por semana, alcançando uma média de 136 participantes, envolvendo 109 municípios que possuem área de abrangência inseridas no projeto.

Segundo a técnica da Diflo, Tereza Farias, um dos maiores desafios é lidar com o auto índice de alternância de agentes e atores municipais durante as capacitações promovidas pela Superintendência. “A integração e gestão territorial tem sido a estratégia adotada pela Semace para incentivar a participação de todos na realização do cadastro, visto que a lei 12.651/2012 define a obrigatoriedade da regularização de todas as propriedades e posses, independente do tamanho da área do imóvel”, informou a agente da autarquia.

Para a técnica da Semace, as ações realizadas por agentes da Diflo, Dicra e Disob da Superintendência têm trazido efeitos positivos, “visto que, apesar das dificuldades no Interior, os representantes de entidades públicas e atores que atuam na área agrícola, meio ambiente e recursos hídricos, estão cientes da necessidade de uma ação integrada para realização do CAR e tem contribuído com esta iniciativa”, concluiu.

23.11.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554