Corre Pra vida: SPD viabiliza testes rápidos e gratuitos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

24 de novembro de 2016

Profissionais do projeto foram capacitados para a atividade

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), através do Corre Pra Vida, passa a oferecer mais um serviço gratuito para usuários do projeto, que atende pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que poderão detectar a presença do vírus HIV, sífilis e Hepatite B e C. A oferta inicial é de até 1.200 testes/mês.

Para a viabilização do serviço, profissionais engajados no Projeto Corre Pra Vida participaram de capacitação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), através da Escola de Saúde Pública (ESP). Os kits com todo o material necessário para a realização dos testes rápidos também serão fornecidos pela Sesa. Os beneficiários obterão o resultado no tempo médio de 20 minutos. Em caso de resultado positivo para alguma enfermidade, o paciente será encaminhado para alguma unidade de saúde dotada da Rede SUS dotada de Serviço de Apoio Especial (SAE).

Os testes serão oferecidos no ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) do Corre Pra Vida, localizado na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Também serão viabilizados testes durante atividades de campo realizadas pelos profissionais do projeto em áreas diversas da capital, com o apoio de uma unidade móvel. A prioridade é para pessoas em situação de rua ou pertencentes a grupos de risco no âmbito das IST. 

A primeira ação de campo com disponibilização dos testes rápidos acontecerá nesta sexta-feira (25), na Avenida Beira-Mar, nas proximidades do Náutico Atlético Cearense. O horário de atendimento será das 4 às 6 horas. A área escolhida concentra significativa parcela da população em situação de rua de Fortaleza. A oferta de testes no contêiner também será iniciada nesta sexta-feira.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira, enfatiza que o Projeto Corre Pra Vida foi implantado pela pasta em outubro de 2015 e viabiliza o acesso gratuito a atividades de autocuidado, serviços de saúde, rede assistencial e à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) por pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis, principalmente devido à dependência de drogas. De janeiro a setembro deste ano, o projeto superou a marca de 36 mil atendimentos. No mesmo período, também ocorreu a distribuição gratuita de 29.131 insumos de higiene e saúde. 

O Corre Pra Vida também proporciona a participação dos usuários em atividades informativo/educativas e de reinserção social e profissional em diversos pontos de Fortaleza, com foco na redução de danos dentre os que fazem uso de substâncias psicoativas e álcool. O objetivo é levar acolhimento e tratamento aos beneficiários, além de fortalecer o processo de ressocialização.

24.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara    

Expediente imprensa 23nov 2016-01