Capacitação profissional: Sejus certifica internos de duas unidades prisionais

25 de novembro de 2016 - 14:19

Cerca de 40 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, foram capacitadas profissionalmente dentro da unidade prisional.  O número é resultado da parceria entre as secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que em todo o ano de 2016 formaram 110 pessoas entre privadas de liberdade e egressos do sistema penitenciário. Nesta segunda-feira (28), as internas recebem o certificado de conclusão dos cursos em solenidade no presídio feminino, com a presença dos titulares das pastas, Hélio Leitão e Josbertini Clementino.

Os cursos foram realizados nas áreas de jardinagem, eletricista predial e pintura textual. Além das unidades prisionais, as aulas ocorreram na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) e, pela primeira vez, no NaPaz, espaço de convivência dos moradores do bairro Vicente Pinzon.

“Neste ano, tivemos ações muito focadas nos egressos do sistema penitenciário, pessoas que saíram da unidade prisional e ainda não conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. É fundamental continuarmos assistindo a essas pessoas, oferecendo oportunidades de se qualificarem e buscarem postos de trabalho”, pontua o titular da Sejus, Hélio Leitão.

Nesta terça-feira (29), será a vez dos internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes receberem seus certificados do projeto Querer, que estimula o empreendedorismo e oferece uma profissão aos internos. Cerca de 20 internos serão certificados como assistentes de cabeleireiro. O Querer é uma parceria entre Sejus, Senac e Sebrae.

25.11.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa 23nov 2016-01