CGE assina contrato com empresa que desenvolverá o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

25 de novembro de 2016 - 13:51

A previsão é que o sistema seja disponibilizado à população em janeiro de 2018

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) assinou o contrato de prestação de serviços e consultoria para o desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Poder Executivo Estadual. O projeto, que será desenvolvido pela empresa Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, interligará por meio de uma interface os Sistemas de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência. A contratação da empresa foi realizada por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR), e a previsão é que o projeto seja entregue em janeiro de 2018.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, o projeto entregará um serviço mais completo e eficiente ao cidadão que busca participar da gestão pública e acompanhar as ações do Estado. “O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão é um dos dois grandes projetos que estão sendo desenvolvidos pela CGE com o apoio do Banco Mundial e que serão um verdadeiro divisor de águas para a instituição. Com ele, nós pretendemos em um só ambiente de interface, unir o Portal da Transparência do Estado, a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), oferecendo um serviço de maior qualidade ao cidadão, através de uma linguagem fácil e acessível, e disponibilizando ainda serviços de cruzamento de dados, ambientes de discussão e acesso a redes sociais”.

O serviço de consultoria que será oferecido pela empresa ganhadora da licitação compreende a revisão de plano de trabalho para desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento; projeto de desenvolvimento; soluções em ouvidoria, acesso à Informação e transparência: análise de testes de usabilidade, implementação, remodelagem de fluxo do negócio, arquitetura de informação, layout, Interfaces e mecanismos de consulta e visualização de informações e dados, bem como provisão de recursos de acessibilidade, recomendações; e, por fim, a transferência da tecnologia e de conhecimento: documentação do sistema, manuais e treinamento.

De acordo com o consultor do Banco Mundial, Uirá Porã, que esteve presente na reunião de contratação e é responsável por acompanhar o desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, o projeto se coloca como uma oportunidade para desenvolver políticas digitais no Estado e em outros países.

“O projeto tem sido acompanhado desde do início pelo Banco Mundial, principalmente por meio da implementação de conceitos e práticas que o banco conheceu em outros países. Nós ficamos muito satisfeitos em ver a capacidade da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE de transformar tudo o que sugerimos, em um termo de referência, que também foi muito bem transformado em projeto pela empresa vencedora da licitação. Isso é algo que merece visibilidade, pois apresenta a necessidade e a capacidade do Estado de pensar e desenvolver políticas digitais, que vão além de meras políticas de participação, comunicação ou tecnologias”, destacou.

Ainda segundo Uirá Porã, o desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão também ajudará o Banco Mundial a projetar novas operações. “O projeto também se coloca de forma muito importante no âmbito do PforR, pois o Banco Mundial está acompanhando e tirando dele algumas lições, inclusive do processo de contratação, para levar para outros projetos de tecnologia do próprio PforR e de outras operações que o Banco possa desenvolver”.

Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

O projeto nasceu da necessidade de tornar mais a abrangente, clara, rápida e eficiente a relação do cidadão com o Governo do Estado, por meio da Ouvidoria, do Acesso à Informação (Serviço de Informações ao Cidadão) e do Portal da Transparência, aumentando a satisfação do usuário e promovendo uma participação social mais ampla e efetiva.

25.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (  flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (  gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (  camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 23nov 2016-01