Governo do Ceará homenageia São Benedito, Santana do Cariri e Abaiara

25 de novembro de 2016 - 11:00

Nesta sexta-feira (25), o Governo do Ceará homenageia os municípios de São Benedito, Santana do Cariri e Abaiara pelo aniversário de 143, 131 e 59 anos, respectivamente.

Situado a 360 km de Fortaleza, na região da Ibiapaba, o município de São Benedito completa 143 anos. Trata-se de um dos maiores produtores de rosas do mundo, sendo, por isso, conhecido como a Cidade das Flores. Esse mérito deve-se ao fato de que todos os dias são colhidas mais de 220 mil rosas, que são exportadas para outros países como a Holanda e Itália. Recentemente, São Benedito também passou a produzir morango. O turismo também aparece como gerador de emprego e renda local, devido às riquezas naturais, à religião e aos eventos. Com uma população de 44.178 habitantes, segundo censo do IBGE, em 2010, São Benedito tem como vizinhos, os municípios de Ibiapina, Graça, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, e também faz limite com o estado do Piauí.

Na região do Cariri, a 558 km de Fortaleza, Santana do Cariri está completando 131 anos. Dentre as peculiaridades do município, destaca-se a presença de um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. O município abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. Santana do Cariri é composto de cinco distritos: Dom Leme, Brejo Grande, Anjinhos, Araporanga e Pontal da Santana Cruz. Araripe, Potengi, Altaneira, Assaré, Nova Olinda, Crato, Bodocó (PE) e Exu (PE) são as cidades que fazem limite com o município. A população local foi levantada no último censo realizado pelo IBGE (2010), que apontou 17.170 habitantes.

Também pertencente ao Cariri, localizado a 498 km da Capital, o município de Abaiara completa 59 anos. É formado pelos distritos de Abaiara (sede) e São José e tem como base econômica a agricultura (algodão herbáceo, cana-de-açúcar, milho e feijão); a agropecuária (bovinos, suínos e avícola) e indústrias de produtos minerais não metálicos e de produtos alimentares. Milagres, Brejo Santo e Missão Velha são os municípios que fazem limite com Abaiara. Em 2010, o IBGE contabilizou a população local, com 10.496 habitantes.

O Governo do Ceará produziu vídeos com os hinos e com imagens características dos municípios. Segundo o projeto, todos os municípios aniversariantes devem receber o seu vídeo para que sejam exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de São Benedito, Santana do Cariri e Abaiara os nossos parabéns!

25.11.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898